Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Liderar uma estratégia clara e criar o melhor ambiente no trabalho

João Miranda lidera uma empresa que até já recebeu o Prémio Cotec Inovação. A Frulact detém três fábricas em Portugal e outras três no exterior (em França, Marrocos e Argélia). Factura 70 milhões de euros e é uma das cinco maiores produtoras europeias de preparados de fruta para a indústria alimentar.

Rui Neves ruineves@negocios.pt 23 de Dezembro de 2010 às 11:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...




João Miranda
O CEO da Frulact, a única fabricante ibérica de preparados de fruta para a indústria alimentar, prescreve uma receita de boa gestão: liderança forte, equipa de gestão competente, estratégia clara, investimentos criteriosos e a criação do melhor ambiente no trabalho. Mistura-se tudo e já está: sirva-se uma das gigantes europeias do sector.




1. Liderança forte
Liderança forte - que se imponha de forma natural - e atenta à realidade em mudança, focalizada na criação de valor e no reforço da sustentabilidade. Isto a par da confiança
e reconhecimento dos "stakeholders".

2. Equipa de gestão competente
Além da liderança forte, é fundamental ter uma equipa de gestão competente, capaz e motivada, alinhada com a liderança e capaz de promover as melhores práticas e a excelência operacional.

3. Estratégia clara
Uma estratégia clara, com objectivos ambiciosos e metas atingíveis. Porque sem uma estratégia clara não é possível decidir bem, tal como sem informação útil não se conseguirá planear bem. O horizonte definido pela estratégia é o elemento galvanizador da organização.

4. Investimentos criteriosos
Investimentos criteriosos nos recursos estratégicos que potenciem o preenchimento de factores críticos de sucesso na economia global: inovação, competitividade e internacionalização. Uma empresa que
não inova é uma empresa a prazo.

5. O melhor ambiente no trabalho
O melhor ambiente no trabalho, onde as empresas possam dar o seu melhor e contribuir para os resultados sem se desumanizar, integrando-se com os valores e a cultura da empresa. O relacionamento com os outros é também fonte de transferência de conhecimentos.
Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias