PME Vinte propostas para quatro áreas
PME

Vinte propostas para quatro áreas

Os semi-finalistas da edição de 2011 estão seleccionados e já começaram a trabalhar nas suas propostas para a avaliação final. Em Julho, participaram num "e-Teams Crash Course", uma formação multidisciplinar intensiva nas áreas da inovação e empreendedorismo que lhes dá bagagem para responder aos desafios do júri. Conheça aqui as ideias escolhidas nas quatro áreas.
Vinte propostas para quatro áreas
Fátima Caçador/Casa dos Bits 08 de setembro de 2011 às 11:25
Ciências naturais e da vida


Alpha Sip
Diagnóstico cardiovascular e hematológico


Projecto: A AlphaSIP é uma empresa espanhola criada em 2008 que se dedica ao desenvolvimento de circuitos integrados para o diagnóstico médico. Com uma tecnologia aplicável em diversas áreas, o foco inicial são as Ciências da vida, área de "expertise" da empresa, e o sector cardiovascular e hematológico, com produtos dirigidos à monitorização do tratamento anticoagulante e doença cardiovascular. O projecto resulta dos esforços combinados de investigadores espanhóis e a tecnologia da Universidade de Harvard, que dinamizou a aliança estratégica com a empresa Alpha Szenszor Inc.

Promotor: Laboratórios Alpha San Ignacio Pharma S.L
País de Origem: Espanha



Blue Works
Diagnóstico e plataforma de integração oftalmológica

Projecto: A BlueWorks é uma start-up de base tecnológica que se dedica ao diagnóstico médico apoiado em ferramentas de TIC (tecnologias da informação e comunicação) que reúnem e processam dados médicos. A empresa apresenta 4 soluções de aplicação oftalmológica: o EyeDropper - dispositivo que assegura a correcta aplicação de gotas nos olhos; Children Vision Screening System - Dispositivo de análise oftalmológico utilizando portáteis Magalhães; OphthalSuite - Platforma para integração em oftalmologia; Atlas 3D - Atlas com doenças oftalmológicas destinados a médicos e pacientes.

Promotor: BlueWorks, um spin-out da Universidade de Coimbra
País de Origem: Portugal



Cyclotech
Método de produção sustentável de Tecnécio 99- metaestável para diagnóstico na medicina nuclear

Projecto:
A Cyclotech desenvolveu uma solução inovadora para o problema global de fornecimento da substância utilizada em cerca de 80% dos procedimentos de Medicina Nuclear, incluindo as áreas de oncologia, cardiologia e neurologia. Esta solução nova permite uma forma de produção e abastecimento eficiente, seguro e eficaz da substância Tecnécio 99 meta estável (99mTc) a partir de aceleradores de baixa energia (400 em todo o mundo).
Promotor: Empresa ainda não constituída
País de Origem: Portugal



Media Omics
Meios de cultura celular de alta performance

Projecto:
A Media Omics produz meios de cultura de alta performance tendo como cliente alvo laboratórios e empresas apostadas na investigação na área de Ciências da vida, a quem oferece igualmente serviços de optimização dos respectivos meios. A solução tecnológica permite um aumento da performance dos meios de cultura e diminui os tempos de desenvolvimento de formulações comparativamente às tecnologias existentes no mercado. O primeiro produto - Pichia-FEMTM, desenvolvido para aumentar a produtividade de proteínas, permite acelerar a entrada de novos produtos no mercado e simultaneamente, reduzir custos inerentes à produção, bem como aumentar a capacidade de produção.
Promotor: Empresa ainda não constituída, com ligação à Universidade Nova de Lisboa
País de Origem: Portugal



Meta Blue
Otoscópio digital para diagnóstico directo


Projecto:
O otoscópio apresentado pela MetBlue é um dispositivo de diagnóstico, que incorpora uma tecnologia única e altamente fiável que mede as mudanças de cor no tímpano, sendo capaz de detectar a inflamação num estádio inicial. Este pode ser usado autonomamente para diagnóstico directo, surgindo o resultado como uma resposta positiva ou negativa no seu visor. Abre o mercado aos consumidores "domésticos" que pretendam monitorizar as suas crianças, evitando consultas médicas, racionalizando a toma de medicamentos e sequelas, permitindo a redução de custos dos serviços de saúde e às famílias. Ao contrário dos otoscópios actuais desenvolvidos para uso médico exclusivo, o MetBlue permite a detecção precoce de otites.

Promotor:
Metablue Solution, uma empresa incubada da UPTEC
País de Origem: Portugal




Sistemas sustentáveis nas áreas de Energias e Transporte


Actual Sun
Optimização de painéis solares


Projecto:
A Actual Sun oferece uma plataforma "on-line" para, no próprio local, comparar os dados de radiação solar medidos com o que seria esperado obter a partir de painéis solares. Dá acesso a informação independente, de elevada qualidade a investidores de parques solares, companhias de seguros e tecnologia de painéis ajudando-os a conhecer o responsável por eventuais diferenças medidas. Operando com parceiros estratégicos nos três grupos cliente/stakeholder, a empresa tem por estratégia tornar a Actual Sun num sinónimo de informação fiável. A dimensão e potencial de crescimento do mercado global solar torna a aquisição da empresa por parte de um grande grupo, uma saída muito viável.

Promotor:
Actual Sun, empresa ainda não constituída.
País de Origem: Portugal



CoolChip
Solução disruptiva para o Mercado de arrefecimento electrónico


Projecto: Os centros de dados são grandes consumidores de electricidade. Há fortes implicações ambientais associadas ao seu consumo apesar de a legislação existente estar concebida no sentido de os tornar mais eficientes. As Cool Chip Technology têm tecnologias patenteadas fora do MIT e um laboratório Americano para quebrar um mercado de 6,45 mil milhões de dólares que os promotores afirmam estar estagnado há décadas. A presente tecnologia é 10X mais eficiente e permite aos Centros melhorar o desempenho e ser energeticamente mais eficientes. Adicionalmente, tem potencial para os casos de padrões/exigências elevados de computação, tal como para a comunidade militar e científica.

Promotor:
CoolChip Technologies Inc
País de Origem: Estados Unidos



Green Lamp Soluções energéticas
Sistemas de iluminação LED inteligente

Projecto:
Greenlamp C&C é um sistema LED de iluminação Inteligente, desenhado para economizar energia de iluminação nos edifícios por redução da potência de iluminação e uso -" apenas a quantidade certa de energia quando necessária". A informação em tempo real e a análise sobre o uso ajudará os utilizadores a poupar mais. Este é um projecto que teve início em 2007 e que tem uma patente provisória pendente. O desenvolvimento foi adjudicado e o processo produtivo teve início em Maio 2011, estando a fase Beta do Software programada para o próximo trimestre.

Promotor:
IS Green II
País de Origem: Portugal



Strato Power
Turbina eólica dirigível

Projecto:
Starto Power pretende desenvolver e explorar uma turbina de vento a altitudes elevadas. Comparativamente às turbinas convencionais, as que são instaladas a altitudes elevadas vão conseguir usar ventos mais rápidos e confiáveis. A instalação pode ser feita no alto mar, a profundidades mais significativas do que actualmente permitindo a exploração de áreas que até agora não podiam ser utilizadas para este fim. Estão também desenhadas de forma a que a estrutura seja agregada em terra, aumentando a segurança e reduzindo custos e depois, por flutuação, ser levada até ao local pretendido, numa questão de horas.

Promotor:
Empresa ainda não constituída com ligação ao Instituto Superior Técnico
País de Origem: Portugal



Watt IS
Medidor inteligente do consumo energético doméstico


Projecto: O projecto oferece serviços de alto valor acrescentado a fornecedores de electricidade no sentido de melhorar o conhecimento sobre padrões de consumo doméstico. Para tal procede à análise de dados recolhidos de "smart meters" que estão a ser colocados nos lares, em todo o mundo, nomeadamente na Europa, onde uma Directiva da União Europeia estabelece como objectivo a instalação de "smart meters" em 80% dos lares até 2020. O Watt-IS vai permitir aos fornecedores segmentar os seus clientes no sector doméstico sem necessitar de investimentos adicionais e vão também contribuir para uma maior eficiência energética e desenvolver produtos adaptados para cada segmento de consumidor.

Promotor: Watt Intelligent Solutions, empresa ainda não constituída, com ligação ao MIT-Portugal
País de Origem: Portugal


Tecnologias de Informação e Internet



All-desk
Corretor de imóveis "on-line" para sublocação de espaço de escritório não utilizado


Projecto:
Esta é uma rede independente que pretende desenvolver o conceito de "co-working", permitindo aos escritórios e empresas rentabilizar o espaço não ocupado e criando uma nova fonte de rendimento pelo seu arrendamento. Desta forma, permite às empresa reduzir custos e em simultâneo adquirir novas competências. As reservas, a administração, o "marketing" e "network" são desenvolvidos pela "all-desk", que sem custos adicionais oferece novas soluções aos escritórios e empresas. O espaço poderá ser arrendado em qualquer parte do mundo, o que permite estar junto dos clientes e próximo de casa.

Promotor: 23 ideias, Empresa ainda não constituída
País de Origem: Portugal



Eunoia
Redefinição da distribuição de música digital


Projecto:
O projecto reduz em 35% os custos de compra de música digital e permite aos clientes, por um custo marginal, tornarem-se revendedores de uma solução proprietária e integrar a cadeia de valor. O modelo de negócio é desenvolvido pelo cliente, permitindo gerar valor pela aquisição de conteúdos legais ou gratuitos. Como benefícios adicionais, o projecto Eunoia promove a entrada de novos fornecedores no mercado ao reduzir as barreiras de entrada, gerando dinâmica e aumentando o potencial do mercado. A tecnologia e o modelo de negócio estão baseados em soluções patenteáveis (patente pendente) via telemóvel. A plataforma será introduzida no mercado 5 meses após a criação da "start-up". O "break-even" será atingido no segundo ano.

Promotor:
Empresa ainda não constituída
País de Origem: Portugal



EUPA
Sistema de sistema de monitorização de saúde e localização de emergência por GPS


Projecto:
Devido às restrições de movimento frequentemente visíveis na população idosa, torna-se imperativo encontrar soluções para atenuar a sua dependência e aumentar a sua autonomia. A partir deste conceito foi idealizada a solução euPA como uma aplicação para facilitar a comunicação entre o paciente e os serviços de saúde enquanto monitoriza os sinais vitais do utilizador através de um aparelho móvel. Esta consiste numa aplicação dinâmica desenvolvida para telemóveis com um paralelismo na plataforma Web. A componente móvel, que é a responsável pela aquisição de dados vitais, transmite em tempo real toda a informação para a plataforma Web permitindo o seu armazenamento e a comunicação "on-line" entre o médico/paciente/médico.

Promotor: Empresa não constituída com ligações à Universidade do Minho e Lusíada
País de Origem: Portugal



NetMust
Protecção intelectual digital


Projecto:
A Internet e a tecnologia digital deram origem a grandes desafios em termos de protecção da Propriedade Intelectual (PI) e a gestão de conteúdos digitais, quer para os utilizadores finais, para os detentores de direitos ou distribuidores de conteúdo e empresas distribuidoras e gestores de direitos. O projecto NetMust surgiu para oferecer serviços IT orientados estes intervenientes dando simultaneamente resposta aos desafios de gestão de direitos de conteúdo, impostos pela era digital e pelos usos tradicionais, nomeadamente pela difusão e performance públicas, adicionando valor ao conteúdo fornecido por autores associados, produtores e oferecendo serviços mais eficientes e de melhor qualidade às empresas de conteúdos digitais e utilizadores finais.

Promotor: Empresa ainda não constituída, com ligação ao ISCTE-IUL/ADETTI-IUL
País de Origem: Portugal



OneCare
Monitorizaçãode saúde por via remota

Projecto:
A Intellicare oferece soluções inovadoras que melhoram a qualidade de vida e propiciam o "care delivery", assegurando um acompanhamento mais próximo e pessoal. Do seu portfólio, destacam-se soluções remotas de monitorização de parâmetros biomédicos (tensão arterial, glucose, peso, saturação em oxigénio, temperatura, entre outros) e do bem-estar (rotina diária, necessidade de assistência, quedas, entre outros) como a One Care. Destina-se à população mais idosa, doentes crónicos e outros indivíduos com ou sem doença, dando resposta às necessidades de segurança e supervisionando a sua saúde e bem-estar, de forma independente.

Promotor: Intellicare - Intelligent Sensing in Healthcare, Lda.
País de Origem: Portugal



Finalistas da edição de 2010 do "Portugal Venture Competition". Gonçalo Amorim, responsável pela iniciativa, explica que "muitos dos projectos são de pessoas com formação tecnológica e não em gestão".



Produtos e Serviços


GolMow
Sistema autónomo corta-relva


Projecto:
O primeiro produto da SelfTech é um sistema autónomo que permite aparar a relva em qualquer superfície sem o controlo de um operador. Os corta-relvas tradicionais são conduzidos por um operador e movidos a combustível fóssil e têm elevados custos de manutenção. É precisamente a estes três níveis que o produto actua reduzindo os custos operacionais dos campos de golfe. Sendo autónomo, liberta recursos humanos para outras actividades. Substitui o uso de combustíveis fósseis por electricidade, reduzindo o impacto ambiental e os custos energéticos. Por último, um sistema mais simples movido a electricidade tem uma manutenção mais simples e portanto menos dispendiosa. O GolMow permite aos campos de golf reduzir os custos operacionais em 25 mil euros por ano.

Promotor:
Selftech
País de Origem: Portugal



Hole19
Plataforma de optimização da performance de jogadores de golf


Projecto:
Hole 19 é uma plataforma móvel e de aplicação "on-line" voltada para a optimização da performance de jogadores de golf, que permite seguir as suas pontuações. Esta é complementada por uma plataforma analítica onde os jogadores se podem ligar aos seus instrutores e pedir ajuda para melhorar o seu jogo. A aplicação "on-line" também permite ver imagens dos seus jogos em 3D e manter-se ligados a outros jogadores promovendo a ligação entre eles, aos seus instrutores e cursos. A equipa Hole19 está a trabalhar num protótipo, que se encontra em fase Beta estando um teste de mercado planeado para Portugal.
Promotor: Stat Track Technologies Lda.
País de Origem: Portugal



Law4All
Sistema "online" de simplificação regulamentar


Projecto:
Law for All pretende facilitar a vida das pessoas e empresas oferecendo uma solução "web" para uma necessidade global: permitir o acesso e facilitar o entendimento sobre legislação sem ter que recorrer a um advogado. O projecto converte a legislação em linguagem simples, corrente, em diferentes idiomas e a um custo acessível, estando sempre actualizado relativamente à legislação em vigor. Esta solução pode ser transposta para outros países. Assim pretende-se desmistificar e democratizar a legislação e facilitar o acesso à mesma.

Promotor: Portela, Sutcliffe & Santos Vicente, Lda
País de Origem: Portugal



Musikki
Motor de busca de música

Projecto:
Musikki é um motor de busca de música que torna possível a procura de diferentes APis em simultâneo (Last.fm, YouTube, Flickr, Amazon, Twitter, etc.) e recolher toda a informação numa única página. O resultado não são vários "links" para diferentes ""sites"". Com apenas um clique o utilizador reúne a biografia do músico, vídeos, fotografias, concertos e discografia disponível no "site" Amazon, entre outros. O Musikki pretende-se posicionar como um importante fornecedor de aplicações de música, criando novas formas de experimentar e viver a música.

Promotor: Empresa ainda não constituída
País de Origem: Portugal



WI GO
Sistema robÔ promotor da mobilidade física


Projecto:
O projecto wi-GO pretende unir o conhecimento tecnológico e a responsabilidade social no sentido da integração e melhoria da qualidade de vida. O seu principal objectivo é a construção de uma sociedade sem barreiras e nesse sentido apresenta um sistema robô baseado num sensor cinético que permite a pessoas com mobilidade reduzida mas também a idosos e grávidas, transportar objectos sem dificuldade, de forma confortável e segura. Programado para seguir as pessoas, promove a mobilidade, reduz a incapacidade das pessoas com problemas motores, promovendo a integração e qualidade de vida.

Promotor:
Empresa ainda não constituída, com ligação à Universidade da Beira Interior
País de Origem: Portugal