Produtividade e Inovação Bloqueie a televisão até os trabalhos de matemática dos seus filhos estarem feito

Bloqueie a televisão até os trabalhos de matemática dos seus filhos estarem feito

A Vodafone pretende ajudá-lo no controlo dos trabalhos de casa de matemática dos seus filhos. Através do Studo, a televisão só é desbloqueada depois dos exercícios feitos.
Bloqueie a televisão até os trabalhos de matemática dos seus filhos estarem feito
Direitos Reservados
Ana Laranjeiro 17 de setembro de 2016 às 11:00

Conseguir que os mais novos exercitem a matemática é, muitas vezes, uma dor de cabeça. A televisão e os jogos são desculpas para que os TPC (trabalhos de casa) fiquem por fazer. A Vodafone tem agora uma solução que permite aos pais saberem se os filhos estudam, ou não, a matemática do primeiro ciclo.

Chama-se Studo e esta aplicação foi criada por um professor do ensino básico. "A TV está bloqueada e para a desbloquear as crianças têm de responder a algumas questões de matemática. Os pais dessas crianças escolhem as horas e os dias a que isso acontece. Todos os dias; dia sim, dia não; um dia por semana... os pais é que sabem. Quantos exercícios são necessários responder? Os pais também escolhem, de um a dez. E que áreas da matemática querem privilegiar no estudo do seu filho? Também podem escolher, entre números e operações, geometria e médias, organização e tratamento de dados; todos, dois ou só um, consoante acharem melhor", explica ao Negócios, João Martins, criador desta aplicação.

O responsável explica ainda que "as questões colocadas às crianças são de escolha múltipla, feitas a pensar em cada ano de escolaridade, do 1.º ao 4.º ano", avançando que haverá "cerca de 300 novas perguntas por mês para cada ano escolar". E, para responder, a criança usa o comando da televisão, "movimentando-o através das setas e pressionando a tecla OK". "Depois de respondidas as questões seleccionadas pelos pais, a TV volta ao seu funcionamento normal. Para poder usar a Studo é preciso apenas ser cliente da Vodafone e ter a box do serviço de TV".


Questionado se há a possibilidade de expandirem esta aplicação para outras disciplinas e outros níveis de ensino, João Martins referiu que a equipa está "já a trabalhar para poder disponibilizar no futuro conteúdos nas áreas do português, do estudo do meio, e inglês, isto para o 1º ciclo". Ainda sem data concreta, "mas estamos a apontar para o início do próximo ano lectivo, se não for antes".

"Outra das apostas futuras deverá passar pela criação de conteúdos para antes e depois do 1º ciclo, ou seja, chegar aos mais novos do pré-escolar e aos mais velhos de ciclos seguintes", acrescentou.


O criador desta aplicação explicou ainda que teve a ideia de concorrer ao TV Innovation Challenge, promovido pelo Vodafone Power Lab, com uma "ideia que surgiu nesse preciso momento". Dias depois fez um "pitch" (apresentação) e a sua ideia sagrou-se vencedora no concurso. Juntou-se à Carbon, centro de competências do grupo Bold International, e pouco mais de um ano depois surgiu a Studo, que está disponível gratuitamente para os clientes TV+Net+Voz da Vodafone.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI