Start-ups Esta "app" promete acordá-lo se adormecer ao volante

Esta "app" promete acordá-lo se adormecer ao volante

A HealthyRoad foi lançada esta segunda-feira e é uma aplicação móvel que detecta quando um condutor está a adormecer ao volante.
Esta "app" promete acordá-lo se adormecer ao volante
Direitos Reservados
Ana Laranjeiro 25 de julho de 2016 às 12:56

Chama-se HealthyRoad. É uma aplicação móvel gratuita, disponível no Google Play (para Android), que detecta quando os condutores ao volante estão a adormecer e foi lançada esta segunda-feira, 25 de Julho. Esta aplicação, descreve o comunicado enviado às redacções, identifica o comportamento do condutor com recurso à câmara frontal do "smartphone" e depois alerta-o quando estiver em situação de distracção ou a adormecer.

"No caso de o condutor adormecer ao volante ou estar distraído, o telemóvel irá produzir um aviso sonoro e visual por forma a acordar o condutor ou a relembrá-lo da necessidade de estar atento à condução", pode ler-se no comunicado.


Incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a start-up HealthyRoad – tem o mesmo nome da aplicação – tem uma "parceria com a BMW para a implementação desta tecnologia".


"Na Europa, 1/3 dos acidentes rodoviários são causados por distracção e 20 a 25% por adormecimento. São números que não param de aumentar e as pessoas não têm consciência desta realidade. É muito importante apostar nesta área e criar formas de diminuir a sinistralidade", refere André Azevedo, um dos fundadores da HealthyRoad (na foto), em comunicado.

 
Neste sentido, "e
ntendemos que com esta app todos os condutores podem utilizar facilmente esta tecnologia para tornar as suas viagens mais seguras".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI