Start-ups Manifesto ScaleUp Porto: a rota para o crescimento tecnológico da cidade

Manifesto ScaleUp Porto: a rota para o crescimento tecnológico da cidade

A Câmara Municipal do Porto e a UPTEC lançaram o Manifesto ScaleUp Porto, o mapa “ideal para um movimento real e dedicado ao crescimento de todo o potencial tecnológico da cidade”.
Manifesto ScaleUp Porto: a rota para o crescimento tecnológico da cidade
Paulo Duarte
Ana Laranjeiro 06 de abril de 2016 às 08:00

A cidade do Porto tem vindo a apostar na potencialização do sector tecnológico. Neste sentido, no passado sábado, o Porto reuniu vários actores do ecossistema empreendedor local, assim como Comissário Europeu da Inovação Carlos Moedas, para apresentar o Manifesto ScaleUP Porto. Este documento integra-se na estratégia ScaleUp Porto e é o resultado do pensamento de diversos parceiros envolvidos.


O Manifesto ScaleUP Porto afirma-se como "a estrutura e ‘guideline’ ideal para um movimento real e dedicado ao crescimento de todo o potencial tecnológico da cidade".


O ScaleUp Porto "visa apoiar o crescimento das start-ups tecnológicas locais com potencial para escalar internacionalmente e pretende posicionar a cidade como um espaço aberto à criatividade, à inovação e ao empreendedorismo".


"Esta iniciativa vem confirmar o potencial das cidades em se tornarem catalisadores do crescimento das empresas, sendo laboratórios vivos, onde todos são convidados a ser parte activa na criação de ecossistemas sustentáveis de empreendedorismo e inovação", refere ainda o comunicado.


O que são scale-up’s?

Neste manifesto, e dadas as elevadas métricas que podem ser usadas para caracterizar as empresas, scale-up são "empresas com uma média de crescimento anual em colaboradores (ou volume de negócios) superior a 20%, num período de três anos, considerando que têm 10 ou mais colaboradores no início do período de observação", diz o documento.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI