Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pires de Lima: "Principal activo" de Portugal são as pessoas

Ministro da Economia considera que “o principal activo” do país são as pessoas. Além disso, Pires de Lima considera que sem empreendedorismo seria muito mais difícil reduzir o desemprego, em especial entre os mais jovens.

Bruno Simão
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 02 de Outubro de 2014 às 20:32

Pires de Lima (na foto), ministro da Economia, considera que as pessoas "são o principal activo" do país e são também um bom motivo para que os investidores apostem em Portugal. Durante a sua intervenção no Iberian Tech Tour, o governante destacou ainda que "o empreendedorismo atravessa um bom período em Portugal" e "é um dos pilares da nossa recuperação económica".

 

O responsável salientou ainda o importante papel que o número crescente de start-ups tem na criação de postos de trabalho no sector privado. Além disso, Pires de Lima considera que "Portugal está a tornar-se, através da inovação e do empreendedorismo, num país mais competitivo", como mostram os rankings internacionais.

 

"O papel da inovação está bem expresso nos fundos que a Comissão Europeia disponibiliza", nomeadamente nos próximos seis anos, e que vão ser tutelados pelo português Carlos Moedas, assinalou o responsável. "O empreendedorismo está muito ligado à inovação. Frequentemente, a inovação está muito receptiva à concorrência. Os mercados que tipicamente são mais abertos à inovação são mercados que também estão mais abertos à concorrência".

 

Já o presidente da Caixa Geral de Depósitos (GCD), José de Matos, na sua intervenção destacou o papel do braço do capital de risco do banco público, a Caixa Capital, no apoio aos empreendedores. "A Caixa Capital não é apenas um dos mais antigos ‘players’ da indústria [do capital de risco] em Portugal mas é também um dos maiores", afirmou.

 

"Estes investidores [representados no evento e que representavam fundos de mais de 40 mil milhões de euros], como a CGD, sobretudo a Caixa Capital, acreditam no poder da inovação e do empreendedorismo para transformar a sociedade".

 

 
O que é a Tech Tour Ibéria?

A Tech Tour Iberia visa promover o investimento em empresas consideradas como promissoras na área de tecnologia na Península Ibérica. Neste evento, que decorre durante dois dias, estão presentes investidores internacionais, cujos os fundos representam 40 mil milhões de euros, e empresas.

 

"A principal característica do Tech Tour é independência e qualidade já que o comité de selecção trabalha arduamente de forma a garantir que apenas as melhores empresas são seleccionadas para apresentar", refere o comunicado enviado às redacções.

 

Ver comentários
Saber mais Pires de Lima Iberian Tech Tour Portugal Comissão Europeia Carlos Moedas presidente da Caixa Geral de Depósitos José de Matos Caixa Capital CGD Península Ibérica
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio