Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal Ventures abre candidaturas para projectos no âmbito da Indústria 4.0

As candidaturas para start-ups e spin-offs empresariais e universitários no âmbito do conceito de Indústria 4.0 arrancam esta segunda-feira. Interessados têm até ao dia 18 de Agosto para apresentar candidatura.

Paulo Duarte
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 04 de Julho de 2016 às 12:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

É a primeira edição da Call Indústria 4.0, levada a cabo pela Portugal Ventures, sociedade pública de capital de risco. O período de candidaturas começou esta segunda-feira, 4 de Julho, e prolonga-se até 18 de Agosto. Destinatários: "start-ups e spin-offs empresariais e ou universitários que desenvolvam e integrem soluções baseadas nas tecnologias que caracterizam a Quarta Revolução Industrial, com base em tecnologias/produtos/soluções ‘comercializáveis’ globalmente e que demonstrem possuir factores de competitividade internacional e forte potencial de escalabilidade".


A quarta revolução industrial pauta-se pela utilização das novas tecnologias ao serviço da indústria. Além disso, esta revolução ocorre numa altura em que se verifica uma mudança do lado do consumo: os clientes começam, cada vez mais, a querer produtos mais personalizados, o que coloca desafios para a indústria.

A quarta revolução industrial foi o tema da edição deste ano do Fórum Económico de Davos. As últimas estimativas apontam que com esta revolução sejam eliminados cerca de cinco milhões de empregos nas economias mais desenvolvidas.


"Como áreas de desenvolvimentos dos projectos - alvo estão consideradas, entre outras, as referentes aos sistemas ciber-físicos, às redes de comunicações, virtualização / simulação, digitalização, eficiência energética e ambiental, inteligência artificial, smart & new materials, aplicáveis nos mais variados sectores / actividades", refere o comunicado da Portugal Ventures enviado às redacções.


A sociedade pública de capital de risco refere, no documento enviado às redacções, que os "projectos seleccionados para investimento pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento até 500 mil euros, por ronda". As candidaturas devem ser feitas em inglês e submetidas no site da sociedade.

Vão ser feitos painéis de avaliação, que vão integrar peritos, nacionais e internacionais, "das áreas de conhecimento relevantes para os vários projectos". Sendo que a sociedade pública de capital de risco vai escolher os projectos "que demonstrem possuir maior potencial de valorização e crescimento nos mercados globais e capacidade para se assumirem como empresas de excelência".

Ver comentários
Saber mais Portugal Ventures Quarta Revolução Industrial Fórum Económico de Davos Indústria 4.0
Mais lidas
Outras Notícias