Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Chrome supera Internet Explorer em utilizadores

41,66% é, segundo a consultora NetMarketShare, a quota de mercado do "browser" desenvolvido pela Google. Um valor que é superior em 0,31 pontos percentuais ao do líder histórico, o Internet Explorer/Edge da Microsoft.

2ª – Google marca avaliada em 120,314 milhões de dólares (107,30 milhões de euros)
Bloomberg
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 03 de Maio de 2016 às 12:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O "browser" (programa que permite o acesso à internet) Chrome, desenvolvido pela Google, ultrapassou em Abril o concorrente mais directo e líder histórico Internet Explorer em número de utilizadores.


Os dados são da consultora NetMarketShare, que atribui ao Chrome uma quota de mercado de 41,66%, 0,31 pontos percentuais acima do "browser" desenvolvido pela Microsoft.

Esta comparação inclui todas as versões do Chrome e contabiliza ainda, do lado da Microsoft, os utilizadores do Edge, que recentemente substituiu o Explorer como marca.


Em 14 anos, de acordo com a consultora, a quota do Internet Explorer reduziu-se assim a mais de metade, caindo dos 95% no início da década de 2000 para pouco mais de 41%.

Lançado em 1995, o programa da empresa fundada por Bill Gates ganharia concorrência da Firefox em 2004 e do Google Chrome em 2008.


Não é a primeira vez que o "browser" da Google aparece à frente do IE nas contas das consultoras: em 2012, o StatCounter dava conta da mesma transformação, mas o resultado foi então contestado pela Microsoft.

Agora, menos de 10 anos depois do seu surgimento, o Chrome supera o concorrente histórico em mais um ranking. O Firefox ocupa o terceiro lugar entre os mais usados (9,76%) e o Safari, desenvolvido pela Apple, está em quarto lugar, com 4,91% de quota. 

Ver comentários
Saber mais Google Apple Internet economia negócios e finanças ciência e tecnologia firefox browser internet explorer ie opera safari
Mais lidas
Outras Notícias