Tecnologias Apple confirma rumores e apresenta iPhone SE, o mais barato de sempre

Apple confirma rumores e apresenta iPhone SE, o mais barato de sempre

O novo modelo da família iPhone vai estar à venda a partir de 399 dólares e chega a Portugal no início de Abril. A Apple confirmou ainda o novo iPad Pro e o lançamento a partir de hoje do iOS 9.3.
A carregar o vídeo ...
Sara Ribeiro 21 de março de 2016 às 17:55

Os rumores confirmaram-se. A Apple apresentou o novo irmão do iPhone: o SE, uma versão que regressa aos modelos com ecrãs de quatro polegadas e irá posicionar-se no mercado a um preço inferior, para tentar inverter as previsões de queda das vendas do iPhone.

O novo smartphone tem o design do 5S mas características técnicas semelhantes aos últimos modelos 6 e 6S, confirmou esta segunda-feira a empresa liderada por Tim Cook durante a conferência que decorreu na sede da empresa, em Cupertino.

Esta foi a última apresentação de novos produtos da marca da maçã neste auditório, que viu nascer vários produtos como o iPod. "No próximo ano, em 2017, será no novo Apple Campus", conhecido por Space Ship, disse Tim Cook, CEO da tecnológica, no final do evento.

O iPhone SE vai estar disponível em quatro cores: dourado, rosa, cinzento-claro ou escuro. E custará 399 dólares (versão com 16G) e 499 dólares (32G), o valor mais barato de sempre de um novo modelo da família iPhone. Uma estratégia que visa tornar o novo dispositivo mais acessível e, desta maneira, responder à estagnação das vendas que têm preocupado os investidores.

O lançamento do novo iPhone com um ecrã mais pequeno representa também uma inversão da estratégia seguida nos últimos anos quer pela Apple quer pelos rivais. Os smartphones com ecrãs maiores, de 4,7 até de 5,5 polegadas, como é o caso do iPhone 6S Plus, têm ganho terreno nos últimos anos, conquistando milhões de utilizadores.

Greg Joswiak, executivo da Apple, começou por explicar o regresso da Apple aos modelos com ecrãs pequenos: "Simplesmente há pessoas que preferem smartphones com ecrãs mais pequenos", brincou, adiantando, logo de seguida, que a Apple recebeu pedidos de vários consumidores para não acabar com a linha de telemóveis com ecrãs mais pequenos. Só no ano passado a Apple vendeu mais de 30 milhões de unidades de iPhones com ecrã de quatro polegadas, sustentou.

O SE tem uma câmara traseira de 12 megapixéis e capacidade para filmar em 4K, tal como o iPhone 6. Também tem a funcionalidade de Live Photos e leitor de impressões digitais (Touch ID). Já a performance é duas vezes mais rápida do que a do iPhone 5S.

As pré-encomendas do novo iPhone arrancam no dia 24 de Março, começando a chegar às lojas de alguns países a 31 de Março. A Portugal chega no início de Abril e até ao final do mês de Maio a Apple conta ter o SE à venda em 110 países.

Tim Cook aproveitou ainda para anunciar que o iOS 9.3, para iPhone e iPad, está disponível gratuitamente a partir de hoje. A actualização do novo sistema traz algumas novidades como a protecção de notas com palavra-passe e uma funcionalidade que reduz os distúrbios de sono eliminado a cor azul.

Novo iPad Pro

Tal como também já tinha sido divulgado, a Apple aproveitou o evento para apresentar o novo iPad Pro de 9,7 polegadas, como o iPad Air 2. O modelo anterior, lançado em Novembro, tinha 11,9 polegadas.

O novo tablet traz quatro saídas de áudio e o novo chip A9X, que permite uma melhor performance para jogos.

A mais recente versão do iPad vem incorporada com uma câmara de 12 megapixéis, capacidade de vídeo em 4K, Live Photos e traz também melhorias a nível do ecrã, com maior luminosidade e menos reflexo, trazendo novos sensores que permitem ajustar a luz do ecrã à luz ambiente.

A Apple quer posicionar o novo iPad Pro como uma alternativa aos computadores, passando a ter um teclado físico que pode ser incorporado com o tablet, mas será vendido à parte.

Tal como o iPhone, as pré-encomendas arrancam no dia 24 de Março e chegam às lojas no dia 31 do mesmo mês. Os preços começam nos 599 dólares.

O lançamento de novas braceletes para o Apple Watch e a redução dos preços dos relógios inteligentes para 299 dólares foram outras das novidades apresentadas durante o evento que decorreu esta segunda-feira, considerado atípico tendo em conta que é a primeira vez que a Apple apresenta um novo smartphone nesta altura do ano.

Depois do primeiro iPhone ter sido anunciado por Steve Jobs em Janeiro de 2007 [e lançado em Setembro desse mesmo ano], a Apple tem reservado na agenda o mês de Setembro para a apresentação dos novos membros da família.

Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters


(Notícia actualizada às 20:54 com a data de lançamento em Portugal)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI