Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Apple vai investir 1,9 mil milhões na construção de dois centros de dados na Europa

A Apple vai investir 1,9 mil milhões de dólares na construção de dois centros de dados na Europa. A Irlanda e a Dinamarca foram os destinos escolhidos pela gigante norte-americana para receber as novas instalações.

Reuters
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 23 de Fevereiro de 2015 às 12:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A tecnológica Apple anunciou esta segunda-feira, 23 de Fevereiro, que vai investir 1,9 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) na construção de dois centros de dados na Europa que vão tratar de serviços como o iTunes e dos mapas para os seus dispositivos móveis.

 

Os centros que vão ser construídos em Athenry, na Irlanda, e  Viborg, na Dinamarca, devem estar operacionais em 2017. A empresa de Cupertino adiantou ainda que os "data centers" vão ser 'alimentados' por energias renováveis.

 

A entrada da Apple na Irlanda e na Dinamarca, através desses centros de dados, permite à empresa apresentar pedidos a nível europeu para que os dados sejam armazenados mais perto dos utilizadores e das autoridades locais.

 

Depois da polémica do programa da recolha de dados pela Agência de Segurança Nacional (NSA na sigla em Inglês) vários governos europeus, como França, bem como empresas privadas começaram a adoptar medidas mais rigorosas de protecção de dados.

 

A construção de "data centers" nestes países europeus parece fazer parte da estratégia das gigantes tecnológicas. Em 2011 a Google abriu um centro de dados na Finlândia e no ano passado anunciou a intenção de se expandir para os Países Baixos.

 

Em 2013 foi a vez do Facebook iniciar operações na Suécia.

Ver comentários
Saber mais Apple Europa Irlanda Dinamarca Agência de Segurança Nacional Google Facebook tecnologias
Mais lidas
Outras Notícias