Tecnologias Cadeiras inteligentes que “estacionam” sozinhas? É a nova invenção da Nissan

Cadeiras inteligentes que “estacionam” sozinhas? É a nova invenção da Nissan

A produtora automóvel desenhou cadeiras capazes de “estacionar”, ou se preferir, capazes de se arrumarem no lugar de forma autónoma. Para começar a dança das cadeiras basta bater palmas. Uns segundos depois, o escritório ganha outro aspecto, digamos, mais arrumado.
A carregar o vídeo ...
Inês F. Alves 18 de fevereiro de 2016 às 19:30

A produtora automóvel japonesa aplicou o programa de estacionamento inteligente dos seus veículos a cadeiras de escritório. Assim, no final de uma reunião ou de um dia no trabalho no escritório, já não é preciso andar de lugar em lugar a colocar as cadeiras na sua posição original, basta bater palmas e elas tratam de se arrumar sozinhas.

Com esta inovação, "os empresários japoneses estão agora livres da tarefa incómoda de arrumar cadeiras, através da utilização desta tecnologia já adoptada no modelo europeu X-Trail Hybrid e outros veículos na Nissan em todo o mundo", pode ler-se no comunicado da marca.


A "cadeira com parqueamento inteligente" consegue mover-se em 360º graus e vem equipada com um sistema que indica qual a posição correcta para "estacionar". Esta informação parte de quatro câmaras com sensores de movimento colocadas no tecto da sala, e cuja informação é depois transmitida por wi-fi.

Mas se está já a fazer contas sobre quanto lhe custaria implementar esta inovação na sua empresa, tenha calma. O projecto é sobretudo uma campanha para exibir a tecnologia desenvolvida pela marca em carros equipados com funções de estacionamento inteligentes.

"Esta tecnologia vai ajudar a perceber que a condução autónoma é um futuro próximo", refere a marca no seu vídeo promocional. "A alegria de conduzir sem os momentos monótonos ou aborrecidos", acrescenta.


Ao Quartz, a Nissan disse que as cadeiras foram uma forma "divertida e peculiar" de mostrar alguma da tecnologia nos carros da marca, e confirmou que para já não há planos para fazer uma versão para o consumidor deste conceito.

Veja como foi desenvolvida esta cadeira inteligente da Nissan:






pub

Marketing Automation certified by E-GOI