Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IBM abre centro de competências em Viseu

O novo centro de competências da IBM Portugal vai ser instalado em Viseu e deverá empregar até 120 quadros superiores.

Lisboa perde peso como centro de decisão das multinacionais
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 28 de Março de 2016 às 21:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Após vários meses de negociações, a Câmara Municipal de Viseu e a SoftINSA, empresa do grupo IBM Portugal, chegaram a acordo para instalar o novo centro de competências da tecnológica no concelho beirão.

A unidade vai criar até 120 postos de trabalho para quadros superiores nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, preferencialmente recrutados no Instituto Politécnico de Viseu, entidade que também integra o acordo que será assinado esta quarta-feira, segundo um comunicado enviado às redacções.

O novo centro de competências da subsidiária portuguesa da gigante IBM deverá ser instalado no parque empresarial de Coimbrões e vai dedicar-se ao desenvolvimento de diversas soluções tecnológicas, incluindo na área das "smart cities" [cidades inteligentes].

Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, "este centro de competências criará um importante 'stock' de emprego qualificado num sector estratégico e de futuro".

Além disso, "esta unidade consolida em Viseu um 'cluster' de actividades dedicadas à investigação e desenvolvimento tecnológico e posiciona a cidade como uma das primeiras 'smart cities' do país".

O acordo de cooperação prevê a aposta no desenvolvimento, implementação e experimentação de soluções tecnológicas inovadoras em áreas como a gestão urbana, a mobilidade inteligente, a eficiência energética e ambiental, ou a inclusão.

A escolha da cidade de Viseu para acolher a nova unidade explica-se pela "disponibilidade local de formações em tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente no Instituto Politécnico de Viseu", e pela "implementação em curso de diversos programas de iniciativa municipal no domínio das 'smart cities'", segundo o mesmo comunicado.

O acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Viseu e a SoftINSA, empresa do grupo IBM que opera em Portugal desde 1998, será oficializado esta quarta-feira numa cerimónia que contará com a presença do presidente da Câmara, Almeida Henriques, e do presidente executivo da IBM Portugal, António Raposo de Lima.

Ver comentários
Saber mais Câmara Municipal de Viseu grupo IBM Portugal Instituto Politécnico de Viseu IBM Almeida Henriques grupo IBM IBM Portugal António Raposo de Lima Viseu
Mais lidas
Outras Notícias