Tecnologias Comércio por plataformas electrónicas gerou 39 mil milhões de euros de negócios em 2012

Comércio por plataformas electrónicas gerou 39 mil milhões de euros de negócios em 2012

O comércio electrónico gerou um volume de negócios de 39 mil milhões de euros em 2012, prevendo-se que em 2017 atinja os 73 mil milhões de euros.
Comércio por plataformas electrónicas gerou 39 mil milhões de euros de negócios em 2012
Bloomberg
Alexandra Machado 23 de outubro de 2013 às 14:04

Um estudo realizado pela Acepi - Associação do Comércio Eletrónico e da Publicidade Interativa, apresentado esta quarta-feira, 23 de Outubro, no Forum de Economia Digital, revela que em Portugal o comércio electrónicou gerou um volume de negócios de 39 mil milhões de euros em 2012, a que se pode acrescentar os 10 mil milhões de euros de transacções efectuadas nas caixas de multibanco (ATM). 

 

Para 2017, as projecções do estudo da Acepi e da IDC apontam para um volume de 73 mil milhões de euros no comércio em plataformas electrónicas, quer seja nos negócios com consumidores, entre empresas ou com o Estado.

 

O comércio electrónico, para os consumidores, só por si gerou um volume de 2,4 mil milhões de euros, estimando-se que atinja os quatro mil milhões em 2017.  

 

No total, acrescentou Alexandre Nilo Fonseca, presidente da Acepi, que apresentou o estudo, 27% do comércio foi conduzido electronicamente.

 

Existem em Portugal 2,5 milhões de compradores pela Internet, de um total de 6,7 milhões de internautas. 

 

Alexandre Nilo da Fonseca acrescenta, no entanto, o peso que hoje os telemóveis estão a ter. Há 2,7 milhões de dispositivos móveis em Portugal e, tal como é tendência mundial, também em Portugal "os telemóveis serão prevalecentes na nossa economia". Por isso, este responsável não tem dúvida em afirmar que "se as empresas não tiverem uma estratégia para a área móvel não sobreviverão". 

 

O estudo foi apresentado no Forum da Economia Digital integrado na Semana da Internet, que culmina no dia 25 de Outubro com o Dia de Compras na Internet, com promoções em vários sites. 




pub