Tecnologias Conheça o Liam, robô da Apple que recicla o seu iPhone

Conheça o Liam, robô da Apple que recicla o seu iPhone

Apresentado pela Apple como um projecto de investigação e desenvolvimento, o Liam aproveita materiais como cobalto, lítio, ouro, cobre, prata ou platina dos vários componentes dos "smartphones" produzidos pela empresa.
Conheça o Liam, robô da Apple que recicla o seu iPhone
Paulo Zacarias Gomes 21 de março de 2016 às 19:18

No dia em que apresentou o mais recente membro da família iPhone – o SE, o mais barato de sempre -, a empresa da maçã mostrou também como pretende retirar do lixo os smartphones produzidos pela marca e que atingem o fim de vida.


Chama-se Liam e teve honras de palco no evento em que o CEO Tim Cook apresentou as primeiras novidades de 2016 da Apple.

No vídeo que a empresa divulgou, o robô (um projecto de investigação e desenvolvimento) pega no equipamento, localiza os pontos de entrada como parafusos e encaixes, retira-os e vai desmontando e separando, um a um, os componentes do aparelho.


"Quando chega a hora, desconstrói o seu iPhone", refere o vídeo, que explica que o robô será capaz de aproveitar o cobalto e lítio da bateria, separar o ouro e cobre da câmara e extrair a prata e a platina da "main logic board" para que possam ser reutilizados na produção de outros iPhones.


Durante a apresentação, e ainda no capítulo ambiental, Portugal foi referido como um dos 23 países do mundo em que a energia consumida pelas instalações da Apple assenta 100% em fontes renováveis, onde se contam também mercados como Canadá ou Singapura.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI