Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Design português dá energia a produtos da Apple

No próximo ano vai ser lançado um novo sistema de energia portátil para dispositivos da Apple com cunho português: o Pocket. A Unity já fechou parcerias com investidores de Hong Kong, Estados Unidos e Reino Unido.

Xangai
Bloomberg
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 26 de Dezembro de 2015 às 16:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A popularidade dos smartphones alterou os hábitos dos consumidores. E por sua vez o sector das tecnologias e telecomunicações que tiveram de lançar novos produtos e investir em redes de alta velocidade para acompanhar a tendência.

 

Esta alteração obrigou ainda a uma nova logística que exige transportar carregadores e cabos para diferentes gadgets, como tablets, smartphones ou relógios inteligentes, para evitar ficar "offline".

 

São vários os produtos que têm inundado o mercado para solucionar este problema. E em breve vai ser lançado um novo direccionado para os dispositivos da Apple com design português.

 

Trata-se do Pocket, um sistema de energia portátil 6 em 1 desenvolvido pela start-up Unity que tem uma costela lusa. "O Pocket serve de caixa portátil, carregador e dock para o Apple Watch, e pode facilmente ser transformado numa dock para o iPhone e numa bateria portátil para vários aparelhos", segundo a empresa. Além disso, permite guardar os cabos dentro do próprio aparelho, o que evita andarem perdidos nas malas ou nos bolsos, sendo também fácil de transportar pesando 350 gramas.

 

Para concretizar a ideia, a Unity lançou uma campanha de "crowdfunding" no Kickstarter, tendo angariado apoio no valor de 113,4 mil dólares australianos (cerca de 74 mil euros). O pedido inicial foi de 112 mil dólares australianos.

 

A partir de Fevereiro vai entregar um aparelho a todos os que contribuíram para a recolha de fundos, tendo também parcerias já estabelecidas com investidores um pouco por todo o mundo, desde Hong Kong, EUA ou Reino Unido, adiantou ao Negócios Pedro Gomes, o director de design da Unity.

 

Mas as ambições da start-up não ficam por aqui: "Seria perfeito para nós conseguir colocar um Pocket em cada canto do mundo. Para os "tech lovers" [amantes de tecnologia] como nós, seria a meta da nossa missão", contou o responsável português, de 31 anos.

A escolha da Apple para o novo produto foi consensual. "Somos grandes fãs dos seus produtos e acreditamos que os nossos produtos podem adicionar mais qualidade na experiência do utilizador. É um caso típico de querermos encontrar soluções que também fossem adaptáveis às nossas necessidades enquanto utilizadores", confessou.

Aliás, a ideia de criar este aparelho nasceu precisamente devido ao relógio inteligente da marca da maçã (Apple Watch) de um dos trabalhadores da Unity, start-up criada em 2015 que resulta de uma joint venture de designers e engenheiros da Austrália, Hong Kong, Singapura e Portugal. No total, a equipa é constituída por 10 pessoas.

 

"Tudo começou quando um dos elementos da equipa se esqueceu de carregar o seu próprio Apple Watch e consequentemente teve de lidar com a logística de o carregar em movimento, correndo também o risco de o danificar dentro da sua mala de trabalho". O problema? "Após procurar um gadget que resolvesse o seu problema noutra situação semelhante, e uma vez que não encontrou solução, a equipa decidiu colocar as mãos na massa e criar a sua própria solução", recordou Pedro Gomes.

 

O designer português sublinha que agora o principal objectivo da start-up passa por assegurar as entregas do aparelho, o primeiro produto criada pela empresa. "O nosso foco é garantir que entregamos tudo a tempo aos nossos clientes e 'backers' [apoiantes], e depois então construirmos a nossa rede internacional".

 

A expansão mundial da Unity não passa só pelo Pocket, estando a empresa já a preparar o lançamento de novos produtos. "Temos vários na 'pipeline' e estamos neste momento a analisar a estratégia de portfólio", disse Pedro Gomes.

 

E os gadgets da empresa liderada por Tim Cook vão continuar a estar no centro das atenções: "Teremos outros produtos/acessórios para o universo Apple em cima da mesa", revelou, sublinhando, no entanto, que "neste momento estamos completamente focados no Pocket. O resto vem depois".

Ver comentários
Saber mais Apple Apple Watch Unity tecnologias smartphones relógios inteligentes tablets Pedro Gomes
Outras Notícias