Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Engenheiro com 89 anos recebe prémio pelo contributo na ciência rádio em Portugal

Chama-se Joaquim Patrício e tem 89 anos. E foi agora premiado pelo Comité Português da URSI pelo seu contributo para o avanço da área da ciência rádio em Portugal.

Negócios negocios@negocios.pt 22 de Setembro de 2010 às 16:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O prémio de carreira do Comité Português da URSI, que distingue uma personalidade que tenha contribuído para o avanço da área da ciência rádio em Portugal, será este ano atribuído a Joaquim Patrício, que com 89 anos fez grande parte da sua carreira no domínio das radiocomunicações.

O prémio será entregue por José Amado da Silva, presidente Anacom, no âmbito da cerimónia de encerramento do 4º Congresso do Comité Português da URSI que este ano é dedicado ao tema '”Comunicações rádio pessoais: redes de curto alcance e RFID'”, que se realiza nos próximos dias 23 e 24, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.

O presidente da Anacom entregará na mesma cerimónia o “Prémio de Investigação URSI Portugal”, destinado a premiar o melhor trabalho de investigação na área da radioelectricidade.

O valor líquido do prémio a atribuir ao melhor trabalho ascende a cinco mil euros. Este prémio, que é atribuído pela primeira vez este ano, visa estimular a criatividade e o rigor no trabalho de investigação científica em Portugal. O trabalho premiado, da autoria de Carla R. Medeiros, do Instituto de Telecomunicações, intitula-se «UHF RFID Reader Antennas for Self-confined Tag Detection». No total, concorreram a este prémio quatro trabalhos de investigação.

Tal como o prémio de carreira, também esta distinção será atribuída anualmente aos investigadores autores dos melhores trabalhos e que contenham um contributo relevante para a ciência nos seguintes âmbitos: metrologia electromagnética, sistemas de radiocomunicações e processamento de sinais, electrónica e fotónica, ambiente electromagnético e interferência, entre outros, refere a Anacom.

A URSI - União Radiocientífica Internacional é uma organização não governamental sem fins lucrativos, sob os auspícios do Conselho Internacional para a Ciência, que tem por finalidade estimular e coordenar, à escala internacional, estudos, investigações, aplicações, intercâmbio científico e troca de informação nos domínios das ciências da radiolectricidade. Os membros da URSI são os comités nacionais dos vários países, sendo que no caso português cabe à Anacom a organização dos trabalhos do Comité Português.

Ver comentários
Outras Notícias