Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

FCCN disponibiliza registo de domínios com caracteres especiais

A Fundação para Computação Científica Nacional (FCCN) vai disponibilizar a partir de Janeiro de 2005 o registo de domínios com caracteres especiais, onde os utilizadores terão utilizar todos os caracteres da língua Portuguesa na sua forma correcta.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 20 de Dezembro de 2004 às 12:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Fundação para Computação Científica Nacional (FCCN) vai disponibilizar a partir de Janeiro de 2005 o registo de domínios com caracteres especiais, onde os utilizadores terão utilizar todos os caracteres da língua Portuguesa na sua forma correcta.

«Com este novo serviço da FCCN, os utilizadores poderão melhorar a experiência de navegação na Internet, tornado-a mais intuitiva, preservar a integridade linguística e cultural da língua portuguesa», refere o organismo em comunicado. Em Janeiro quem quiser, por exemplo, escrever um domínio com a palavra canção já o pode fazer no seu termo correcto, canção.pt em vez de cancao.pt.

 

O registo de um domínio com caracteres especiais, não introduz alterações ao modo como o registo é efectuado, mantendo-se deste modo os procedimentos normais para o registo de domínios, assim como, o preço.

«Com a entrada em vigor do registo de domínios de .PT com a utilização de caracteres especiais, Portugal coloca-se juntamente com alguns países, como a Alemanha, Áustria ou Holanda na linha da frente desta nova possibilidade", afirma Pedro Veiga, presidente do conselho executivo da FCCN.

Numa primeira fase, apenas serão considerados os seguintes caracteres especiais constantes do alfabeto português: (`) acento grave, (`) acento agudo, (^) acento circunflexo, (~) til. Estes caracteres apenas fazem sentido quando aplicados segundo a língua portuguesa (à; á; â; ã; ç; é; ê; í; ó; ô; õ; ú).

Entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2005, vai decorrer o período (de carência), para os actuais titulares de domínios existentes sem caracteres especiais, (por estes terem sido eliminados do nome de domínio correspondente), poderem registar um novo domínio contendo os caracteres especiais respectivos.

No fim do período de carência (a partir de 1 de Julho de 2005), o registo de domínios com caracteres especiais estará acessível para o registo de novos domínios. Excepto no caso dos domínios .com.pt em que não vai existir o período de carência, sendo apenas possível o registo destes domínios com caracteres especiais a partir do dia 1 de Julho.

A partir de 1 de Julho de 2005, o registo de domínios com caracteres especiais estará completamente acessível para o registo de novos domínios.

Outras Notícias