Tecnologias Google lança smartphone Pixel 3, um novo tablet e ecrã inteligente

Google lança smartphone Pixel 3, um novo tablet e ecrã inteligente

A Google apresentou esta terça-feira quatro grandes novidades: os novos smartphones Pixel, um novo tablet, um ecrã inteligente e ainda o carregamento sem fios inteligente.
Negócios 09 de outubro de 2018 às 23:11

A Google, detida pela Alphabet, apresentou hoje em Nova Iorque o esperado smartphone Pixel 3 e outras novidades, como o novo tablet Pixel Slate, o ecrã inteligente Google Home Hub, e o carregamento sem fios inteligente Pixel Stand.

Foram estas as "surpresas" preparadas pela tecnológica, no âmbito da mais recente actualização da divisão de hardware da Google – que, com dois anos e meio, está finalmente a criar uma marca coesa, sublinha a CNN Business.

 

A versão actualizada do smartphone Pixel, o Pixel 3, tem novas funcionalidades ao nível da câmara fotográfica e surge em três cores: branco, preto e rosa pálido.

Nesta actualização, a Google manteve os telemóveis do mesmo tamanho, mas aumentou a dimensão dos ecrãs, ao "esticá-los" até às bordas do aparelho, refere a CNN. O Pixel 3 será posto à venda nos EUA a 799 dólares e o seu ecrã de 5,5 polegadas é 5% maior do que o seu antecessor. Já o Pixel 3 tem um ecrã de 6,3 polegadas e é 10% maior do que a versão prévia (custando 899 dólares).

Por sua vez, o Google Home Hub consiste num ecrã único para controlar os dispositivos em casa. Assim, o altifalante inteligente da Google ganhou um ecrã, tornando-se um tipo de "monitor inteligente". 

 

"O objectivo é que substitua o feedback em áudio por uma contextualização visual, através do novo monitor. Os clientes podem escolher entre quatro cores, para que melhor se adaptem aos locais da casa onde serão utilizados. O ecrã responde ao ambiente de iluminação da divisão, para que não exagere no brilho quando é activado. O ambiente subtil de transição entre as cores e iluminação de acordo com a hora do dia é uma aposta da empresa", explica a SapoTek.

 

Já o Pixel Slate é um tablet com teclado destacável. Com um monitor LCD de 12,3 polegadas com resolução de 3000x2000 pixels e opções com 8 GB e 16 GB de RAM, surge pronto para se transformar num notebook com uma capa com teclado e trackpad, o Pixel Slate Keyboard, realça a Tecmundo.

 

Com o Pixel Slate, a Google regressa ao mercado de tablets após quase quatro anos fora (o último lançamento foi o do Nexus 9, em Dezembro de 2014), e com novidades: "diferente das iniciativas anteriores, todas fracassadas, a empresa resolveu abandonar o Android e dotar o seu novo portátil com o Chrome OS, como alguns rumores já tinham deixado antever, refere a mesma fonte.

 

O quarto produto, que passou um pouco despercebido, é um carregador inteligente. "O novo Pixel 3 já suporta carregamento Qi (sem-fios) e com isso a Google aproveitou para lançar o seu carregador. Enquanto o Pixel 3 carrega, o Google Assistant está ‘de serviço’, salienta a PPLWare.

 

O Pixel Stand é um suporte vertical para carregamento, onde o smartphone continua a ser útil enquanto carrega. "Esta não é, de todo, a primeira base vertical, mas é a primeira base de carregamento concebida a pensar na continuidade da utilização do smartphone", destaca a PLLWare. "Assim, funcionalidades como o calendário, mensagens, alarmes, vídeo-chamada e música continuam a estar disponíveis a partir do assistente Google", acrescenta.


(notícia actualizada às 00:09 de quarta-feira, 10 de Outubro)