Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Google faz concorrência à Wikipédia

A Google vai lançar o Knol , uma enciclopédia electrónica que fará concorrência à Wikipédia. Entre outras diferenças, a nova enciclopédia vai permitir assinar os textos publicados e inserir publicidade nas entradas de cada autor.

Lara Rosa lararosa@negocios.pt 04 de Agosto de 2008 às 11:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Google vai lançar o “Knol”, uma enciclopédia electrónica que fará concorrência à Wikipédia. Entre outras diferenças, a nova enciclopédia vai permitir assinar os textos publicados e inserir publicidade nas entradas de cada autor.

A Knol, nome que surge como a abreviatura da expressão inglesa “knowledge” (conhecimento), vai oferecer uma diversidade de artigos sobre cada tema, enquanto que a Wikipédia fornece uma página para cada conceito, de acordo com o jornal espanhol “El País”.

Contrariamente à Wikipédia, alguns dos artigos que vão aparecer na Knol serão assinados, o que a Google considera ser uma forma de “dar reconhecimento aos autores” de forma a que estes tenham um incentivo para “partilhar o seu conhecimento e interagir com a comunidade”, afirmaram os responsáveis da Google de acordo com o jornal espanhol.

Outra diferença relativamente à Wikipédia é o facto dos textos que estão a ser editados ou completados sem a permissão dos autores.

A Google permite uma outra particularidade. Com o serviço da Knol vai ser possível aos autores inserir publicidade nas suas entradas. Posteriormente a empresa do motor de busca mais utilizado a nível mundial vai distribuir “uma parte substancial” dos lucros que obtenha.

Ver comentários
Outras Notícias