Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Há 30% dos portugueses que nunca utilizaram a internet

Os dados do Eurostat mostram que, em 2014, há 30% dos portugueses que nunca usou a internet. Ainda assim, este valor contrasta com os 60% registados em 2006. Por outro lado, entre as pessoas que já usaram há 51% dos indivíduos que usam a internet em média o dia todo ou quase o dia todo.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 16 de Dezembro de 2014 às 15:22
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Em 2014, 30% da população portuguesa nunca usou a internet, de acordo com os dados revelados esta terça-feira, 16 de Dezembro, pelo Eurostat. Este valor está abaixo da média europeia, que é de 18%, ainda assim, mostra uma recuperação face a 2006, ano em que existia 60% da população que nunca tinha utilizado a internet. Em 2006, a média na União Europeia era de 43%.

 

Com uma percentagem mais elevada que Portugal no que diz respeito à população que nunca usou a internet está a Roménia, com 39%, a Grécia, com 33%, e a Itália com 32%. Por outro lado, a Dinamarca é a "campeã" no que diz respeito ao número mais reduzido de pessoas que nunca usaram a net. Apenas 3% dos dinamarqueses nunca usaram a internet. Em segundo lugar surge o Luxemburgo com 4%. Em terceiro, a Holanda com 5%. E, em quarto lugar, há um "empate" entre o Reino Unido, Finlândia e Suécia com 6% da população.

 

No que diz respeito aos utilizadores diários de internet, os dados do Eurostat mostram que 51% desta população usam a internet em média todo o dia ou quase todo o dia em 2014. Um valor que está aquém da média europeia que é de 65%. Ainda assim, a percentagem registada este ano é superior à de 2006, ano em que a média era de 22%.

 

O topo da tabela é ocupado pela Dinamarca que, entre os utilizadores, tem 85% que refere que usam a internet em média todo o dia ou quase todo o dia. A Holanda surge de seguinte com 84% e a Suécia está em terceiro com 83%. Do lado oposto da tabela está a Roménia com 32%.

 

A "nuvem" e o armazenamento de dados

 

Os dados do Eurostat mostram ainda que 16% da população que usa a nuvem (cloud) para armazenar ficheiros em Portugal. Dividindo por idades, a faixa etária entre os 16 e os 24 é a que mais se socorre deste sistema – 39% - para guardar dados. A média da União Europeia é de 21%. Novamente, neste área a Dinamarca destaca-se. Neste país, há 42% a usar a cloud para armazenar dados.

 

Os serviços gratuitos são os mais utilizados.

Ver comentários
Saber mais União Europeia Portugal Reino Unido Portugal Grécia Itália Reino Unido cloud internet
Outras Notícias