Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IBM conclui aquisição da unidade de consultoria da PwC

A IBM concluiu a aquisição da unidade de consultoria da PricewaterhouseCoopers (PwC), num negócio que ascendeu a 3,5 mil milhões de dólares (3,56 mil milhões de euros) em dinheiro e acções, após a aprovação da Comissão Europeia.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 02 de Outubro de 2002 às 14:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A International Business Machines (IBM) concluiu a aquisição da unidade de consultoria da PricewaterhouseCoopers (PwC), num negócio que ascendeu a 3,5 mil milhões de dólares (3,56 mil milhões de euros) em dinheiro e acções, após a aprovação da Comissão Europeia.

A PwC Consulting, com os seus 30 mil empregados, integrará a nova divisão da IBM, «Business Consulting Services», que irá inserir 60 mil trabalhadores, divulgou a empresa norte-americana de «software» em comunicado.

Esta nova divisão está inserida na unidade de «Global Services», que representa cerca de 40% das receitas totais da IBM, sendo que, em 2001, gerou 35 mil milhões de dólares (35,1 mil milhões de euros) em volume de negócios.

Esta operação vem descartar os planos que a PWC tinha de proceder à Oferta Pública Inicial (IPO) da sua unidade de consultoria, e permite à maior empresa mundial de contabilidade separar as actividades de auditoria das de consultoria, uma medida imposta pela autoridades dos EUA, após os recentes escândalos contabilísticos.

O «Wall Street Journal» havia noticiado que a IBM deveria suprimir cerca de quatro mil postos de trabalho quando a aquisição da unidade de consultoria da PwC ficasse completada.

António Raposo de Lima, responsável pela divisão de serviços globais da IBM, Portugal disse recentemente ao Negocios.pt que irá criar uma nova unidade, designada «Business Inovation» na sequência do acordo da empresa de «software» para esta aquisição.

Quanto à redução do número de trabalhadores da unidade de consultoria da PWC Portugal, a mesma fonte havia referido que não estavam previstos despedimentos, nem o aumento do número de trabalhadores da IBM Portugal.

A IBM encerrou ontem a valorizar 4,90% para os 61,17 dólares (62,14 euros).

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias