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ICAP obriga Vodafone a cessar campanha da Yorn

Regulador considera que campanha publicitária da operadora não respeita os princípios da leal concorrência.

Negócios negocios@negocios.pt 23 de Dezembro de 2010 às 12:07
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O Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) obrigou a Vodafone a “cessar de imediato” a campanha publicitária da Yorn, depois de ter dado provimento a uma queixa da Optimus.

A operadora móvel da Sonae alegou que a respectiva campanha constituía uma “ profunda falta de ‘fair play’ condenável a todos os níveis”, por “atacar directamente” a Optimus TAG, colocando a operadora numa “posição de inferioridade competitiva face aos operadores não visados na campanha”.

O ICAP, de acordo com a decisão que o Negócios teve acesso, deu razão à Optimus, ao concluir que a campanha da Vodafone/Yorn estava desconforme com o código de conduta do regulador, que determina que “a comparação deve (…) não desrespeitar os princípios da leal concorrência”.

Lembra o regulador que “todas as campanhas comerciais devem ser concebidas com o sentido de responsabilidade social e profissional e devem ser conformes aos princípios da leal concorrência, tal como estes são comummente aceites em assuntos de âmbito comercial”.

O ICAP decidiu assim que a divulgação da campanha da Vodafone “deverá cessar de imediato e não deverá ser reposta – quer na sua totalidade, quer em termos parciais – caso se mantenham os tipo de ilícitos apurados”, refere a decisão do regulador.

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