Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Infineon amortiza valor da Qimonda em mil milhões de euros

A Infineon Technologies anunciou que vai amortizar em mil milhões de euros o valor da Qimonda, empresa que conta com uma unidade de produção em Portugal. Com esta medida a fabricante alemã de semicondutores prepara a alienação da posição de controlo que d

Paulo Moutinho 22 de Abril de 2008 às 10:07

A Infineon Technologies anunciou que vai amortizar em mil milhões de euros o valor da Qimonda, empresa que conta com uma unidade de produção em Portugal. Com esta medida a fabricante alemã de semicondutores prepara a alienação da posição de controlo que detém, pretendendo, no entanto, manter uma participação minoritária.

A amortização reflecte a diferença entre o valor contabilístico da Qimonda na Infineon e o actual valor justo da empresa, afirmou a companhia em comunicado, citado pela agência Bloomberg. A Infineon acrescenta que a amortização resulta de uma auditoria feita, depois de ter reclassificado os activos da Qimonda como disponíveis para venda.

A Infineon está a planear reduzir a sua participação no capital da Qimonda. Actualmente controla 77,5% da empresa e quer reduzir a exposição, mantendo uma posição minoritária. O objectivo é reduzir a elevada dependência do volátil negócio dos "chips" de memória.

As acções da Qimonda, empresa que tem uma unidade de Vila Conde, especializada no fabrico de semicondutores, perderam quase metade do seu valor em bolsa, nos primeiros três meses deste ano, com a queda dos preços dos "chips" em resultado do excesso de oferta no mercado.

Hoje, depois de anunciada a amortização e a disponibilidade para vender parte da posição na Qimonda, os títulos da Infineon avançaram mais de 1%. As acções da empresa alemã seguiam a cotar nos 5,08 euros, conferindo à Infineon um valor de mercado de 3,8 mil milhões de euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio