Tecnologias Itália aplica coima de 10 milhões ao Facebook por uso de dados para fins comerciais

Itália aplica coima de 10 milhões ao Facebook por uso de dados para fins comerciais

A autoridade da concorrência italiana concluiu que o Facebook utilizou indevidamente dados dos utilizadores para efeitos de cariz comercial, decidindo aplicar uma coima de 10 milhões de euros à rede social.
Itália aplica coima de 10 milhões ao Facebook por uso de dados para fins comerciais
Reuters
Negócios 07 de dezembro de 2018 às 13:46

As autoridades de Itália decidiram aplicar uma coima de 10 milhões de euros à rede social Facebook por utilização indevida de dados dos utilizadores para fins comerciais, noticia o Il Sole 24 Ore.

A autoridade da concorrência e do mercado transalpina fecha assim o processo interposto em Abril passado segundo o qual a rede social violou o Código do Consumo, designadamente os artigos 21.º e 22.º. A coima de 10 milhões diz respeito à violação dos dois artigos.

No entender da autoridade, o Facebook induz os utilizadores a registarem-se na plataforma da rede social sem os informar adequadamente e imediatamente, durante o processo de registo, que a recolha de dados pessoais serve propósitos comerciais.

Pelo contrário, a rede social limita-se a salientar a gratuitidade do registo no Facebook. Ou seja, o regulador transalpino conclui que o Facebook presta informações genéricas e incompletas aos seus novos utilizadores.