Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lisboa terá um dos 15 novos centros de computação na nuvem da IBM

A direcção da IBM Portugal considera que o centro de Lisboa irá receber empresas portuguesas que se querem internacionalizar mas também companhias estrangeiras. A operação faz parte do investimento de mais de 800 milhões de euros da IBM anunciado em Janeiro.

9. IBM - a tecnológica mantém o lugar de 2016, a valer 102.088 milhões de dólares
Bloomberg
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 02 de Julho de 2014 às 14:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Lisboa é um dos locais escolhidos pela IBM para localizar um dos seus novos centros de "cloud computing", a computação na nuvem, o processo através do qual os serviços e aplicações de um utilizador são agregados numa "nuvem" a que é possível aceder em qualquer dispositivo informático em qualquer lugar.

 

A norte-americana IBM já tinha anunciado que queria expandir a oferta de serviços nesta computação na nuvem. Um dos passos, anunciado em Janeiro, foi o investimento de 1,2 mil milhões de dólares (877 milhões de euros) para a construção de 15 centros de "cloud".

 

Lisboa será uma das cidades que irá receber um dos novos centros. No final do ano, a empresa espera ter centros em 40 localizações, segundo um comunicado enviado pela IBM Portugal às redacções. No centro da capital portuguesa encontrar-se-á um centro que terá serviços tanto para grandes como pequenas empresas.

 

"Como o centro está integrado numa rede mundial, acredito que, por um lado, iremos ter empresas de outros países a escolher este centro em Lisboa para localizar as suas soluções ‘cloud’ e, por outro, iremos trabalhar com empresas portuguesas que se estão a internacionalizar e têm aqui uma solução que lhes garante a localização física dos dados em Portugal, ao mesmo tempo que podem aceder a uma rede global", indica, no comunicado, João Gonçalves, director da divisão de global technology services & strategic outsourcing da IBM Portugal.

 

Este investimento em 15 centros da tecnológica tinha sido já anunciado em Janeiro mas só agora é divulgado que Lisboa é uma das localizações escolhidas. Já se sabia que Londres, Washington e Cidade do México seriam outras das cidades a receber estas novas infra-estruturas da empresa norte-americana.

 

Ver comentários
Saber mais IBM tecnologia cloud computing
Mais lidas
Outras Notícias