Tecnologias Lucros da Tencent caem pela primeira vez numa década

Lucros da Tencent caem pela primeira vez numa década

Uma das gigantes tecnológicas chinesas, a Tencent, surpreendeu os investidores com a primeira descida dos lucros em pelo menos dez anos, acusando pressões regulatórias.
Lucros da Tencent caem pela primeira vez numa década
reuters
Negócios com Bloomberg 15 de agosto de 2018 às 14:19

A Tencent, uma das mais valiosas tecnológicas chinesas, registou uma quebra nos lucros pela primeira vez em pelo menos dez anos. A suspensão da aprovação de jogos, ditada por uma nova regulação, terá afectado o desempenho desta gigante.

A regulação chinesa atingiu em cheio o jogo para telemóveis Honour of Kings, uma "cash cow" da empresa, isto é, um negócio chave para os lucros. O crescimento foi inferior às expectativas e requereu uma maior despesa e, portanto, menos retorno sobre este investimento.

Os lucros da empresa caíram 2% no segundo trimestre para os 17,9 mil milhões de yuan (cerca de 2,3 mil milhões de euros), que contrastam negativamente com os 19,3 mil milhões que eram esperados, em média, pelos analistas. Já as receitas, apesar do aumento de 30% que as colocou nos 73,7 mil milhões de yuan, ficaram aquém dos 77,7 mil milhões apontados pelos analistas.

Contudo, os dissabores relativamente ao jogo Honour of Kings não são um caso isolado. Recentemente, o Governo ordenou a retirada de um jogo acabado de lançar do seu serviço de downloads. As dificuldades sentidas pela gigante tecnológica em extrair receitas dos novos jogos já se traduzem numa quebra de 19% nas receitas deste segmento durante o primeiro trimestre.

Na última sessão antes da apresentação de resultados, os títulos da Tencent fecharam com uma quebra de 3,62%, e chegaram mesmo a deslizar 3,90% para os 335 dólares de Hong Kong.




pub