Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mercado global de tecnologias de informação irá sofrer abrandamento em 2014

O mercado global de tecnologias de informação deverá sofrer um abrandamento de 1%, em 2014, segundo as estimativas da Consumer Electronics Associacion, citada pelo “Financial Times”.

Ultrabooks - Mais portáteis que os portáteis
Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 06 de Janeiro de 2014 às 12:23
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

A um dia do arranque da maior feira de electrónica de consumo, o Consumer Electronic Show, que decorre em Las Vegas, a CEA dá conta das suas previsões para a indústria para 2014. A associação defende que a indústria ainda não encontrou novos motores de crescimento que substituam os “smartphones” e os tablet PC.


“Os dispositivos electrónicos que se ‘vestem’ ou os relógios inteligentes poderão estar no centro das atenções do CES, contudo ainda não são suficientes para impulsionar um crescimento”, segundo Steve Koenig, analista da CEA.

 

Os “smartphones” continuarão a ser um elemento importante na dinâmica da indústria, contudo o seu valor continua a cair. O preço médio destes dispositivos passaram de uma média de 444 dólares, em 2010, para 297 dólares, em 2014, segundo as estimativas da mesma associação.

 

As estimativas da CEA, segundo o "Financial Times", apontam que a indústria tenha crescido 3%, em 2013, atingindo os 1.068 biliões de dólares, passando para os 10.55 bilióes de dólares este ano.

 

As vendas nos mercados maduros deverão cair cerca de 4%, enquanto nos mercados emergentes as vendas deverão crescer os 2%. Contudo, a CEA recorda que, em 2013, o crescimento dos mercados emergentes foi mais acelerado, atingindo os 9%.

 

Em 2013, as vendas de tecnologia cresceram 15% na Ásia, no entanto este ano as previsões apontam para uma quebra de 1%.

 

Já as previsões da Gartner apontam que os gastos com tecnologia de informação deverão aumentar 3,1% este ano, chegando aos 3,8 biliões de dólares. Segundo a mesma consultora, o investimento em dispositivos móveis desceu 1,2% em 2013, mas irá crescer 4,3% em 2014.

 

 

Ver comentários
Saber mais tecnologia de informação smartphones tablet PC indústria
Outras Notícias