Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Oni e EDP avançam para teste comercial do «powerline»

A Oni e a EDP avançaram com um teste comercial, que vai decorrer até ao final de 2005, que servirá para aferir a reacção dos consumidores ao «powerline», uma tecnologia que permite o acesso à Internet de Banda Larga, baseada na rede eléctrica. Serão testa

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 07 de Julho de 2005 às 18:08
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Oni e a EDP avançaram com um teste comercial, que vai decorrer até ao final de 2005, que servirá para aferir a reacção dos consumidores ao «powerline», uma tecnologia que permite o acesso à Internet de Banda Larga, baseada na rede eléctrica. Serão testadas nesta fase duas versões de um novo serviço, com velocidades até 5 MB.

Segundo a mesma fonte, a tecnologia «powerline» permite o acesso à Banda Larga a partir da rede eléctrica, tendo o primeiro posto de transformação para esta nova tecnologia sido recentemente infra-estruturado (Internet Banda Larga + voz).

O Parque das Nações foi a primeira zona do país a ter acesso ao «powerline», tendo sido também conectados postos de transformação de Telheiras, explica um comunicado das empresas, acrescentando que ao todo são mais de 1.500 casas que já podem utilizar o novo serviço, com velocidades de 2Mb e de 5Mb, estando prevista uma cobertura crescente a várias regiões do país.

«Os resultados deste teste comercial serão fundamentais para que se possa analisar a viabilidade comercial do serviço, por um lado, alinhado com as reais necessidades do mercado e, por outro lado, sustentado num modelo de negócio que garanta o interesse dos accionistas. Além disso, existem ainda algumas questões de ordem regulatória que terão que ser definidas e que o período de teste comercial poderá ajudar a resolver» defende Diogo da Silveira, «Chief Executive Officer» (CEO) da operadora.

Recentemente, a Oni e a EDP «completaram com êxito os testes técnicos desta nova tecnologia» que abrangeu 300 casas nas zonas do Parque Expo e Telheiras, explica o comunicado, explicando que, «depois de testada e confirmada a capacidade e fiabilidade da tecnologia, a Oni e a EDP partem agora para a aferição da adesão comercial a esta solução alternativa de Banda Larga».

Oni diz que com «poowerline» o acesso à Banda larga passa de dias ou semanas para horas

A empresa destaca que uma «das grandes vantagens» da existência desta rede alternativa ao cobre e ao cabo e às redes controladas pelo mesmo Grupo de Telecomunicações para o consumidor é a capacidade de resposta ao nível da disponibilização do serviço. Com o «powerline», o tempo de disponibilização do acesso à Banda Larga passará dos actuais dias ou semanas para apenas algumas horas, explica a mesma fonte.

Outra das vantagens do «powerline» «é garantir o acesso generalizado à Internet de Banda Larga, já que, ao funcionar através da rede eléctrica, permite uma cobertura extensível praticamente à totalidade do território nacional, incluindo as regiões mais info-excluídas», explica o comunicado.

Ver comentários
Outras Notícias