Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Oni investe 22 milhões de euros na rede de fibra óptica em 2009

A Oni compromete-se, no âmbito do protocolo assinado com o Governo, a investir 22 milhões de euros, este ano, na rede de fibra óptica, anunciou Xavier Martín, presidente da empresa.

Alexandra Machado amachado@negocios.pt 10 de Março de 2009 às 13:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A Oni compromete-se, no âmbito do protocolo assinado com o Governo, a investir 22 milhões de euros, este ano, na rede de fibra óptica, anunciou Xavier Martín, presidente da empresa.

Num encontro que contou com a presença do ministro Mário Lino, a Oni anunciou o compromisso de investir 14 milhões de euros na sua actual rede e mais 8 milhões em zonas fora das grandes áreas metropolitanas, a fim de cobrir 100 mil casas.

A Oni, não vai no entanto prestar serviços de comunicações ao mercado residencial, mas pretende disponibilizar esta rede a outros operadores que o queiram fazer.

Nestes projectos regionais, o plano de oito milhões integra-se num programa mais vasto que totaliza 20 milhões de euros a cinco anos, levando fibra a 300 mil casas.

Para dar oferta a outros operadores, a empresa criou a Oni Fibras.

Xavier Martín adiantou ainda que a empresa está em conversações com o BEI – Banco Europeu de Investimento - para um possível financiamento para o seu plano de investimentos.

Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, garantiu, na conferência, que os compromissos do Governo incluídos no protocolo estão também a fazer o seu caminho e garante que está igualmente a trabalhar com o BEI e com a banca comercial para que seja possível lançar a linha de crédito de 800 milhões.

Paulo Campos, secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, também presente na conferência de imprensa, garantiu no entanto que, neste momento, não está em cima da mesa a possibilidade do Governo prestar garantias a estes investimentos.

Ver comentários
Outras Notícias