Tecnologias Portugal multiplica por 64 transações via Alipay na primeira semana de outubro

Portugal multiplica por 64 transações via Alipay na primeira semana de outubro

A Alipay assinala um largo crescimento na utilização fora da China. Portugal destaca-se com o maior salto.
Portugal multiplica por 64 transações via Alipay na primeira semana de outubro
Bloomberg
Negócios 08 de outubro de 2019 às 11:17

O gigante chinês dos pagamentos eletrónicos, o Alipay, divulgou que o volume de transações disparou nos sete dias que começaram no feriado nacional da China, o 1 de outubro. Portugal foi um dos territórios onde o volume mais cresceu.

As transações feitas em lojas fora da China, entre 1 e 7 de outubro, cresceram 10% quando comparadas ao mesmo período de 2018. Em Portugal, o volume aumentou 64 vezes no mesmo espaço temporal. Seguiram-se as Filipinas, embora a uma larga distância, pois superaram em 26 vezes a fasquia do ano anterior.

Em novembro, o Banco Comercial Português, cujo maior accionista é o grupo chinês Fosun, deu um novo passo para chegar aos turistas chineses que estão em Portugal. Depois de ter assinado um memorando de entendimento com a Alipay (que pertence à Alibaba) concretizou um contrato para lançar uma plataforma para facilitar o pagamento feito por chineses nas visitas a Portugal.

Já a loja da Arcádia no Alameda Shop & Spot, no Porto, foi a primeira em Portugal a ter instalado um terminal digital da Alipay, que é o sistema de pagamentos preferido pelos chineses, registando mais de 100 milhões de transações diárias.

Já o Japão e a Tailândia destacaram-se como os territórios onde o volume de transações foi maior. Em média, os gastos por utilizador cresceram 15% para cerca de 2.500 yuan, tendo a Europa sido a geografia onde a despesa por utilizador foi maior.

No mesmo relatório, a Alipay informa ainda que o número de utilizadores nascidos após 2000 e que recorrem aos serviços da empresa quando viajam para o estrangeiro aumentou em 130% de 2018 para 2019. Também os clientes nascidos antes dos anos 60 aumentaram, mas apenas 30%.




Marketing Automation certified by E-GOI