Tecnologias Primeiro drone com passageiro apresentado em Las Vegas

Primeiro drone com passageiro apresentado em Las Vegas

A tecnológica chinesa Ehang apresentou na Feira de Tecnologia de Consumo em Las Vegas o primeiro drone capaz de transportar um passageiro. O que o diferencia de um helicóptero? Tudo.
Bloomberg Bloomberg Bloomberg Bloomberg Bloomberg
Inês F. Alves 07 de janeiro de 2016 às 12:33

O Ehang 184 é o drone apresentado em Las Vegas esta quarta-feira, 6 de Janeiro, capaz de transportar uma pessoa. É totalmente eléctrico, controlado pelo tablet e capaz de voar durante 23 minutos, conta o The Guardian.

O novo drone da chinesa Ehang parece um pequeno helicóptero com cabine para apenas um passageiro, mas com quatro hélices paralelas ao chão que giram ao mesmo tempo, similar à configuração de um drone.

Capaz de se deslocar a mais de 90 km/h, este drone consegue ser totalmente recarregado em duas horas e foi desenhado para voar entre 300 e 500 metros do chão. A altitude máxima é de 3,5 km e a velocidade máxima é de 100km/h.

Depois de se sentar na cabine e definir o plano de voo, o passageiro apenas tem de dar dois comandos: "descolar" e "aterrar", sendo que ambos se fazem com um simples clique no tablet.

Shang Hsiao, co-fundador e director financeiro da Ehang, disse ao The Guardian que a empresa espera conseguir vender este produto ainda em 2016 por um valor entre os 200 mil e os 300 mil dólares (entre 186 mil e 279 mil euros), reconhecendo porém que ainda não são claras as determinações legais sobre o uso de drones e muito menos sobre o uso de drones para transporte de passageiros. "O mundo nunca antes viu nada assim", disse.

Uma vez que o piloto não tem comandos, a empresa está a planear a criação de um centro de controlo remoto, capaz de assumir o controlo do veículo para garantir uma aterragem em segurança no caso de algum problema.

Derrick Xiong, director de marketing da empresa, adiantou ainda ao The Guardian que o aparelho foi testado mais de 100 vezes, tendo voado a baixa altitude na área florestal de Guangzhou, na China, e muitas destas vezes com um passageiro a bordo.

A Feira de Tecnologia de Consumo em Las Vegas CES 2016, onde foi apresentado este drone, abriu oficialmente portas esta quarta-feira e prolonga-se até 9 de Janeiro, sendo um dos mais importantes eventos no sector.

Veja o vídeo de apresentação deste drone na CES 2016 abaixo:

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI