Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PT lança voz sobre IP para chamadas entre computadores

A Portugal Telecom lançou um serviço de voz sobre IP, mas de computador para computador, através do Sapo, anunciou hoje a empresa.

Negócios 07 de Julho de 2005 às 14:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Portugal Telecom lançou um serviço de voz sobre IP, mas de computador para computador, através do Sapo, anunciou hoje a empresa.

A PT teve como parceiros neste lançamento, que salienta ser desenvolvimento português, empresas como a norte-americana Jabber, a canadiana Xten, que desenvolveram o software, e a Critical Software em Portugal.

Para aceder ao serviço, os utilizadores têm de ter uma conta de e-mail de qualquer produto do grupo Portugal Telecom, fixa ou cabo, e terão de utilizar o serviço de Messenger do Sapo.

O Sapo Messenger, lançado há quatro meses, tem, actualmente, 150 mil utilizadores activos, que abrangem uma comunidade de um milhão de pessoas. O Messenger do Sapo é compatível com os messengers existentes no mercado.

Segundo Zeinal Bava, o mensageiro do Sapo distingue-se da concorrência desde logo porque permite, ainda, envio e recepção de SMS. Para já, ainda é gratuito, mas depois de passado o período de promoção custará por cada mensagem escrita oito cêntimos. Já foram enviadas e recebidas, em três meses, 1,25 milhões de mensagens. O serviço está disponível para os três operadores. O mensageiro do Sapo tem ainda disponível ícones emotivos.

O serviço de voz sobre IP, que permite chamadas de voz e de vídeo, resultou de 15 mil horas de trabalho. «O serviço vai fazer com que os jovens que utilizam o mensageiro passam a utilizar voz, mais imagens», disse Zeinal Bava, explicando que este é o primeiro passo que caminhará para a voz sobre IP nos telefones.

Primeiro, diz, «há que assegurar a massificação dos microfones e webcam», devendo a PT disponibilizar, dentro de aproximadamente 10 dias, kits com câmaras de vídeo a 20 e 40 euros. O equipamento é da Creative e está disponível quer para o ADSL Sapo, quer para o Netcabo.

Zeinal Bava lembrou que o investimento neste lançamento é mais de capital intelectual, não tendo quantificado.

Actualmente, a PT tem 800 mil clientes em banda larga e espera até ao final do ano ter um milhão, disse Miguel Horta e Costa, presidente da operadora. A quadruplicação da velocidade em todos os clientes da empresa prossegue, tendo sido já concluída essa migração no caso dos clientes de cabo. Os de ADSL serão convertidos até Setembro.

Outras Notícias