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Quota da Portugal Telecom na rede fixa cai para 72,8% no terceiro trimestre

A Portugal Telecom voltou a perder quota na rede fixa no terceiro trimestre, para 72,8% do total dos acessos instalados a pedido de clientes, em resultado da maior concorrência por parte de outros operadores que passaram a oferecer pacotes de voz com Inte

Paulo Moutinho 13 de Dezembro de 2007 às 12:49
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A Portugal Telecom voltou a perder quota na rede fixa no terceiro trimestre, para 72,8% do total dos acessos instalados a pedido de clientes, em resultado da maior concorrência por parte de outros operadores que passaram a oferecer pacotes de voz com Internet de alta velocidade.

Em comunicado, a Anacom revela que "as empresas do Grupo Portugal Telecom tinham neste período 72,8% do total dos acessos instalados a pedido de clientes, menos 1,4 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 8,4 pontos percentuais que no período homólogo". No mesmo trimestre de 2006, a quota da PT era de 81,2%.

No fnal de Setembro o número de clientes de rede fixa de todos os operadores era de 4,07 milhões, o que representa uma quebra de 0,6%.

"O número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo era de aproximadamente 3,23 milhões, registando-se uma ligeira redução (0,6%) face ao trimestre anterior e uma subida de 1,7% em relação ao trimestre homólogo", salienta a Anacom.

Para este comportamento "contribuíram de forma significativa as ofertas de prestadores alternativos suportadas em tecnologia GSM e as ofertas em pacote, integrando telefonia fixa, televisão por cabo e/ou Internet, que têm vindo a surgir no mercado".

A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT "registou uma quebra de 1,8 pontos percentuais no trimestre em análise, e de 10,4 pontos percentuais em termos homólogos, situando-se nos 69,8% em Setembro", em resultado das novas ofertas dos prestadores alternativos e dos "acessos com ORLA activada".

A Anacom, o regulador para o mercado das telecomunicações, revela que dos operadores alternativos, "a Novis tem uma quota de 15,2%, a Cabovisão tem 7,5%, a Tele 2 tem 5,6%, cabendo aos restantes operadores 1,9%".

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