Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Samsung propõe que controle a sua casa com a mesma facilidade com que muda de canal

Quer aumentar a temperatura? Use a televisão. Acender as luzes e trancar as portas? Idem. E se a sua TV servisse de painel de controlo para fazer tudo, ou quase, em sua casa? Foi isto que a Samsung levou à CES 2016, onde as palavras de ordem são inteligência e conectividade.

Patrick T. Fallon/Bloomberg
Inês F. Alves inesalves@negocios.pt 06 de Janeiro de 2016 às 18:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A tecnológica sul-coreana apresentou na Feira de Tecnologia de Consumo de Las Vegas, a CES 2016, uma pequena central de controlo – hub -, denominada SmartThings, que se liga à televisão e que permite, a partir da TV, controlar várias funções comuns em casa, como ligar o termóstato, acender ou apagar as luzes, etc.

Este hub parece uma "pen drive" que se liga à televisão - que neste caso teria de ser da nova linha da Samsung SUHD TV – permitindo depois controlar mais de 200 dispositivos compatíveis através do televisor, conta o The Guardian.

No que toca a electrodomésticos, a tecnológica sul-coreana apresentou um novo frigorífico inteligente que tem um ecrã exterior que funciona como um tablet, conectado à internet. Aqui é possível ver o tempo, fazer compras, ouvir música, ver vídeos, deixar notas, entre outras coisas.

Este dispositivo é um dos que está incluído no sistema SmartThings, permitindo utilizar este hub da mesma forma que o faria através da televisão.

Entre outras novidades, a Samsung apresentou também o seu novo leitor Blu-Ray e colunas com tecnologia "surround sound", ou seja, em que o som parece envolvê-lo em vez de ser projectado numa única direcção.

A tecnológica não apresentou um novo smartphone, mas revelou o novo tablet Samsung Galaxy TabPro S, que tem um teclado removível (tal qual o tablet Surface da Microsoft), um ecrã de 12 polegadas e resolução de 2160x1440. As primeiras versões deste tablet chegarão ao mercado em Fevereiro, adianta o The Guardian.

A Feira de Tecnologia de Consumo CES 2016 abriu oficialmente portas esta quarta-feira e prolonga-se até dia 9 de Janeiro. Todavia, várias marcas adiantaram-se à abertura oficial e têm vindo a apresentar as novidades desde o início da semana.

As palavras de ordem nesta feira tecnológica são inteligência (smart) e conectividade, e foi isso que a Samsung trouxe ao palco da CES 2016.

Objectos comuns do dia-a-dia conectados de forma inteligente e capazes de desenvolver tarefas remotamente. É a tão badalada "internet das coisas" que se materializa através de diversas inovações apresentadas nesta feira.

Ver comentários
Saber mais CES2016 realidade aumentada CES EUA Las Vegas Tecnologia empresas Samsung
Outras Notícias