Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sul-coreanas Samsung e LG multadas por cartel

A Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul multou a tecnológicas Samsung Electronics e LG Electronics num total de 37 milhões de dólares por cartel de preços nos seus principais produtos.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 12 de Janeiro de 2012 às 08:55
  • Partilhar artigo
  • ...
A Samsung foi multada em 22 milhões de dólares (17,27 milhões de euros), enquanto o valor da multa da LG Electronics foi de 15 milhões de dólares (11,7 milhões de euros), isto porque foi provado que as empresas combinavam os preços dos seus principais produtos.

O organismo anti-monopólio da Coreia do Sul penalizou as duas principais empresas tecnológicas do país por alegadamente acordarem os preços de venda ao público de máquinas de lavar roupa, televisores e computadores portáteis no mercado sul-coreano.

De acordo com a comissão, as tecnológicas terão mantido reuniões secretas entre 2008 e 2009, durante as quais decidiram manter os preços de determinados produtos em certos níveis acordados, evitando a concorrência e a subida de preços.

"A manipulação de preços causou danos a muitos consumidores", garante o organismo defensor da concorrência comercial na Coreia do Sul. As divisões de eletrónica de Samsung e da LG terão manipulado de forma similar os preços dos televisores de ecrã plano e dos computadores portáteis.

A Samsung e a LG detinham uma quota de 99% no segmento de televisores, e de 90% nas máquinas de lavar roupa, enquanto nos portáteis o peso conjunto de mercado situa-se nos 58%.
Ver comentários
Outras Notícias