Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

TAP admite cancelar os quatro voos para a Terceira por causa da greve da SATA

A TAP admite não ter capacidade de realizar, para já, os quatro voos que tem previstos para a Terceira, em virtude da greve dos trabalhadores da SATA, disse ao Negócios fonte oficial da companhia. Os sindicatos da SATA irão reunir-se esta tarde com a administração da companhia.

A carregar o vídeo ...
Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 22 de Abril de 2013 às 18:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os trabalhadores da SATA convocaram seis dias de greve que começarão amanhã se os sidicatos e a administração não chegarem a acordo.

 

Além dos 40 voos da SATA afectados com a paralização, também a TAP está a ser afectada pela greve, uma vez que o serviço de terra nos Açores é assegurado pela SATA.

 

“Os voos da Terceira são os mais complicados e tendo em conta a informação dos serviços técnicos da SATA, temos dúvidas que os consigamos concretizar”, adiantou fonte oficial da TAP.

 

Comoo Negócios noticiou esta segunda-feira, caso a greve tenha adesão, cerca de 3.750 passageiros da TAP poderão estar em risco. A companhia aérea de bandeira prevê ter reservas para 750 passageiros em cada voo.

 

O Negócios sabe que a administração da companhia açoreana tem uma reunião agendada para esta tarde. Jaime Prieto, presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, adiantou ao Negócios que são “as quezílias políticas” que estão a conduzir ao não entendimento entre as partes”.

 

Os Trabalhadores da SATA decidiram avançar com um pré-aviso de greve, após não ter sido aplicado na SATA o acordo que os sindicatos assinaram com a  administração da TAP com o objectivo de minimizar os efeitos dos cortes salariais.

 

O Governo dos Açores, que tutela a SATA, tem reiterado que no caso da companhia açoriana, só seria possível evitar esses cortes violando a lei do Orçamento do Estado,  escusando dar indicações à empresa para cometer uma “ilegalidade”.

 

Recorde-se que os 12 sindicatos da aviação haviam acordado cancelar a greve na TAP e na SATA na altura da Páscoa, com a garantia que o Governo açoriano iria aplicar o mesmo acordo na companhia dos Açores.

 

 

Ver comentários
Saber mais SATA greve TAP
Outras Notícias