Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tarifas das chamadas para operadoras móveis descem até 26%

O preço da terminação das chamadas originadas na rede fixa com destino às três operadoras móveis – TMN, Optimus e Vodafone – desceram entre 24,3% e 26,2%, no âmbito de uma determinação da Anacom. A Optimus é a mais penalizada e os preços para chamadas ent

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 02 de Março de 2005 às 19:51

O preço da terminação das chamadas originadas na rede fixa com destino às três operadoras móveis – TMN, Optimus e Vodafone – desceram entre 24,3% e 26,2%, no âmbito de uma determinação da Anacom. A Optimus é a mais penalizada e os preços para chamadas entre telemóveis também descem mais de 20%.

Num comunicado a Anacom diz que esta medida está de acordo com a deliberação que estabelece um plano trimestral de redução de preços até Outubro de 2006, já conhecido, e que reduz «em mais de 40% os preços de terminação das chamadas nas redes móveis».

Segundo a mesma fonte, as reduções a efectuar este mês, no tráfego fixo-móvel, difere entre os três operadores. O preço de 18,5 cêntimos da TMN e da Vodafone desce para 14 cêntimos, uma redução de 24,3%, enquanto que no caso da Optimus o preço de 27,79 cêntimos desce 26,2% para 20,50 cêntimos.

«A maior descida da Optimus deve-se ao facto de nunca ter reduzido os seus preços de terminação, enquanto as suas concorrentes chegaram a fazê-lo», explica a Anacom. No caso da operadora da Sonae, o regulador admite que a descida de preços seja mais gradual, «pelo facto de ter entrado seis anos mais tarde no mercado»

Contudo, em Outubro de 2006, os preços das três operadoras já  serão iguais, 11 cêntimos para todas as chamadas e todas as redes móveis.

No caso da terminação internacional móvel e na móvel-móvel todas as operadoras terão que descer dos actuais 18,70 cêntimos para 14 cêntimos, o que se traduz numa redução de 25,1%.

A Anacom diz que «a amplitude da descida de preços verificada agora decorre do insucesso da regulação por consenso, como já  afirmou publicamente o presidente da Anacom, uma vez que se tivesse ocorrido uma redução das terminações no segundo semestre de 2004, a descida agora seria menos acentuada».

Até Outubro de 2006 as descidas acumuladas serão de 41,1% no caso das chamadas móvel-móvel e internacional-móvel, e 40,5% no caso do fixo-móvel para a TMN e Vodafone e 60,4% no caso da Optimus.

A Anacom acrescenta que esta decisão de descer as tarifas foi tomada depois de constatado que «existiam problemas concorrenciais no mercado de terminação de chamadas de voz em redes móveis».

«Com esta imposição de descida de preços pretende-se corrigir a actual situação de preços excessivos, e evitar que as operadoras de maior dimensão cobrem elevados preços de terminação aos concorrentes», acrescenta.

Além da descida de preços, o regulador determinou ainda que a TMN, Vodafone e Optimus passem a fazer tarifação ao segundo logo após o primeiro segundo.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio