Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Telefónica perde licença de UMTS de 8,5 mil milhões na Alemanha

A Quam, companhia germânica detida pela espanhola Telefónica e pela sueca TeliaSonera, perdeu em tribunal a possibilidade de ver restituída a licença de UMTS que o regulador decidiu retirar por falta de cumprimento das obrigações. A licença está avaliada

Isabel Aveiro ia@negocios.pt 26 de Abril de 2007 às 16:47
  • Partilhar artigo
  • ...

A Quam, companhia germânica detida pela espanhola Telefónica e pela sueca TeliaSonera, perdeu em tribunal a possibilidade de ver restituída a licença de UMTS que o regulador decidiu retirar por falta de cumprimento das obrigações. A licença está avaliada em 8,5 mil milhões de euros.  

De acordo com o anúncio hoje feito pelo Tribunal Administrativo de Colónia, citado pela Bloomberg,  o caso foi arquivado porque a Quam nunca cumpriu com a sua obrigação de fazer uso da licença.  

Em 2000, o governo alemão alienou seis licenças de UMTS num leilão avaliado no total por 50 mil milhões de euros. Em 2004, a entidade reguladora das telecomunicações alemã cancelou a licença da Quam, depois de ter descoberto que a companhia não tinha nessa altura começado ainda a construir uma rede de UMTS ("Universal Mobile Telecommunicatios Systems"), quatro anos depois de concessionadas as licenças, explicou hoje o tribunal.

A Quam, que sempre defendeu que o leilão para as licenças violava a lei comunitária, poderá recorrer da sentença, afirmou o tribunal em comunicado.

A Bloomberg tentou contactar a Quam, com sede em Munique, mas até agora não foi possível obter um comentario da participada da Telefónica, que detém 57% da operadora alemã.

Ver comentários
Outras Notícias