Notícia
TMN lança centro de competências para o UMTS em Aveiro no primeiro semestre de 2002
A TMN, operadora móvel do Grupo Portugal Telecom, vai lançar um «centro de competências para o UMTS em Aveiro no primeiro semestre de 2002», no âmbito do desenvolvimento da sociedade de informação, disse fonte da TMN ao Negocios.pt.
- Assine já 1€/1 mês
- ...
No âmbito das propostas inscritas no caderno de encargos para o concurso da licença de Universal Mobile Telecmmunications System (UMTS), a TMN invoca que o «projecto mais relevante será o lançamento do centro de competências para a terceira geração móvel», acrescentou a mesma fonte.
«Vamos lançar o laboratório em Aveiro», disse fonte da TMN, explicando que o mesmo permitirá a realização de «testes com aplicações em terminais de UMTS» projectados por entidades privadas ou grupos de trabalho.
Este projecto vai servir para a integração de «alguns projectos» realizados por «empreendedores» que poderão ser grupos de estudantes ou outras pessoas que se proponham desenvolver ideias ligadas à telefonia móvel de terceira geração, frisou o mesmo responsável.
Será lançado «no primeiro semestre deste ano», adiantou.
Na proposta da operadora liderada por Iriarte Esteves encontrava «um conjunto de apoios ao desenvolvimento de serviços e aplicações» para o UMTS.
Estes «empreendedores», poderão, portanto, beneficiar de apoios financeiros para o desenvolvimento dos seus projectos para o UMTS.
O mesmo responsável escusou-se a adiantar o valor orçamentado que a operadora vai disponibilizar nas ajudas aos novos projectos.
A TMN vai utilizar as instalações da PT Inovação também do Grupo Portugal Telecom [PTC] em Aveiro para arrancar com o centro de competências.
As acções da PT encerraram nos 8,70 euros a cair 2,25%.