Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Toshiba e Sony não chegam a acordo sobre DVD de nova geração

Os fabricantes japoneses Toshiba e Sony anunciaram o fim das conversações sobre um formato padrão para os DVD de nova geração uma vez que, nenhum dos fabricantes está disposto a abdicar do seu modelo.

Paulo Moutinho 24 de Agosto de 2005 às 17:08
  • Partilhar artigo
  • ...

Os fabricantes japoneses Toshiba e Sony anunciaram o fim das conversações sobre um formato padrão para os DVD de nova geração uma vez que, nenhum dos fabricantes está disposto a abdicar do seu modelo.

A próxima geração de discos DVD baseia-se na mesma tecnologia laser, mas de cor azul, em substituição da actual cor roxa, que vai permitir uma melhor qualidade de imagem e uma maior capacidade de armazenamento de dados.

As duas empresas tinham vindo a reunir apoios de empresas informáticas, electrónicas e cinematográficas, mas ao mesmo tempo mantinham negociações para tentar encontrar um formato padrão, tal como aconteceu com a anterior tecnologia de DVD, para evitar criar confusão entre os consumidores com a escolha da tecnologia.

A Toshiba anunciou hoje o fim dessas mesmas negociações com a Sony, uma vez que nenhum dos fabricantes está disposto a abdicar do seu formato para apoiar o do concorrente.

Até ao final do ano, a Toshiba pretende colocar no mercado japonês e no norte-americano os seus novos aparelhos com a tecnologia HD-DVD que permite armazenar até 30 «gigabytes» de informação, o que equivale a mais de 8 horas de imagem de alta definição e mais de 48 horas em definição «standard».

A Sony já colocou no mercado japonês alguns gravadores de DVD que utilizam a tecnologia Blu-Ray e anunciou que irá incluí-la também na nova consola da marca, a PlayStation 3, que tem lançamento anunciado para a Primavera de 2006 no Japão.

A tecnologia Blu-Ray permite o armazenamento até 54 «gigabytes» de dados em discos DVD de «dupla camada», que actualmente permite apenas 8,5 «gigabytes».

«Choque de gigantes»

Para reforçar a aposta na tecnologia HD-DVD, a Toshiba conta com o apoio da Nec, Hitachi Maxell, Cânon, Sanyo e Teac. Recentemente a Microsoft de Bill Gates anunciou que também vai apoiar o formato da Toshiba.

A tecnologia Blu-Ray da Sony é apoiado por 140 empresas, entre elas, a Panasonic, a JVC, LG, Philips, Pioneer, Samsung, Sharp, TDK, Dell, HP e a Apple.

A divergência entre os dois formatos de discos DVD resume-se à espessura da camada de protecção que é de 0,6 milímetros no HD-DVD da Toshiba e de 0,1 no Blu-Ray da Sony.

A falha na tentativa de padronizar os futuros discos DVD não impedirá no entanto que as duas empresas lancem no mercado aparelhos compatíveis com os dois formatos.

Ver comentários
Outras Notícias