Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Toshiba prevê abrandamento da procura no primeiro semestre de 2003

A Toshiba anunciou que prevê que a procura dos seus produtos possa registar um abrandamento no primeiro semestre do próximo ano, alertando para o facto de que um provável ataque dos EUA e ao Iraque poderá abrandar a confiança dos consumidores.

Ana Torres Pereira atp@negocios.pt 07 de Outubro de 2002 às 10:51
  • Partilhar artigo
  • ...
A Toshiba anunciou que prevê que a procura dos seus produtos possa registar um abrandamento no primeiro semestre do próximo ano, alertando para o facto de que um provável ataque dos Estados Unidos (EUA) e ao Iraque poderá abrandar a confiança dos consumidores.

A Toshiba, que prevê um aumento das vendas de «note books» e de «chips» utilizados em televisões e DVDs até ao Natal, estima que a procura no primeiro semestre de 2003 abrande, disse Tadashi Okamura, presidente executivo da empresa, em entrevista ao canal de televisão Bloomberg.

«Espero que 2003 seja melhor que 2002, mas o primeiro semestre do próximo ano será muito difícil», segundo o responsável.

O presidente executivo da Toshiba referiu ainda que «estamos muito melhor no sector de computadores pessoais, mesmo com a quebra da procura, porque temos vindo a apostar em novas tecnologias».

Nos seis meses que terminam a 31 de Março, a Toshiba prevê atingir lucros de 50 mil milhões de ienes (412 milhões de euros), sendo que as vendas deverão registar 1,15 triliões de ienes (948 mil milhões de euros).

No trimestre que terminou a 30 de Junho, a empresa nipónica produziu 885 mil portáteis, o correspondente a 12,8% da quota de mercado, posicionando-se em terceiro lugar, segundo a Gartner Dataquest.

Caso se dê início a uma guerra entre os EUA e o Iraque, «a confiança dos consumidores irá cair», afirmou a mesma fonte.

A Toshiba encerrou hoje na Bolsa de Tóquio a cair 6,59%.

Outras Notícias