Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tradutor do Google ajuda à previsão económica

Analista italiana socorre-se do tradutor do Google para desvendar os segredos de um dos mais famosos indicadores de previsão alemães, o Ifo. Neste momento, é quem mais acerta entre o painel da Bloomberg.

Negócios negocios@negocios.pt 21 de Maio de 2012 às 10:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
“A economista do Intesa Sanpaolo Annamaria Grimaldo nunca viveu na Alemanha e não fala a língua. Ainda assim, é a analista que mais acerta no indicador económico mais procurado do país” – o índice de confiança das empresas alemãs.

A história, que começa a ser contada desta forma pela Bloomberg, não seria especialmente insólita não se desse o caso de Annamaria Grimaldo confessar que recorre ao tradutor do Google para ler os relatórios escritos em alemão.

Descrita como uma “leitora ávida” dos relatórios do Bundesbank e das notícias sobre a economia alemã, Annamaria Grimaldo considera que “a resistência da economia alemã foi subestimada”. “O sector transformador está crescentemente mais assente em países de fora da Zona Euro, que são mais saudáveis e ainda a crescer”, explica, em entrevista à Bloomberg.

É isso que tem ajudado a manter a economia alemã a salvo da recessão, apesar da violenta crise que assola a Europa. Em Março, a produção industrial alemã cresceu o triplo do antecipado pelos economistas, e as exportações cresceram inesperadamente.

Os 37 analistas ouvidos pela Bloomberg, esperam que o índice de confiança das empresas alemãs, a ser divulgado no próximo dia 24 de Maio, deverá recuar de 109,9 pontos em Abril para 109,4. Grimaldi, que tem sido a mais bem sucedida deste painel, aponta para 109,2.

A sua pontaria é atribuída, pela própria economista, ao o tempo que despende a analisar os números em profundidade e a juntar as diferentes fontes de informação - com a ajuda do "google translator".
Ver comentários
Saber mais Ifo Alemanha previsões economia Google
Outras Notícias