Tecnologias Tribunal condena Samsung a pagar 539 milhões à Apple

Tribunal condena Samsung a pagar 539 milhões à Apple

Um tribunal norte-americano decidiu que a Samsung deve pagar uma indemnização de 539 milhões de dólares à Apple por violação de patentes do iPhone.
Tribunal condena Samsung a pagar 539 milhões à Apple
Kim Hong-Ji/Reuters
Raquel Murgeira 25 de maio de 2018 às 11:45

A Samsung vai ter de indemnizar em 539 milhões de dólares (459 milhões de euros) a Apple devido a danos causados por copiar recursos do iPhone, segundo avança a BBC News.

Esta decisão é a mais recente numa batalha legal entre os principais fabricantes de smartphones do mundo. A disputa teve início em 2011, quando a Apple alegou que a Samsung teria violado algumas das suas patentes. A tecnológica sul coreana chegou a ser condenada a pagar 1,05 mil milhões de dólares por um outro tribunal, tendo recorrido da sentença.

Esta recente decisão decretada pelo tribunal norte-americano está relacionada com a violação, por parte da Samsung, de três patentes de design da Apple e por copiar duas funções patenteadas dos modelos originais da Apple.

"Este caso sempre foi mais do que só sobre dinheiro", afirmou a Apple, num comunicado, citado na BBC News. Acrescentando ainda que é importante continuar a proteger o "trabalho duro e a inovação de tantas pessoas na Apple".

A tecnológica da maçã tinha inicialmente pedido uma indemnização de 2,5 mil milhões de dólares à empresa sediada na Coreia do Sul, enquanto a Samsung ponderava pagar apenas cerca de 28 milhões de dólares pelos danos causados.

"Não é uma vitória clara para qualquer uma das empresas", afirmou Kiranjeet Kaur, analista da empresa de tecnologia IDC, em Singapura, citada na BBC News. "Não é claramente o veredicto que a Samsung queria ou esperava, e além dos danos que têm de pagar, [a empresa] admite que, de facto, os projectos foram copiados", acrescentou.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI