Tecnologias Turismo de Portugal e Portugal Ventures têm 10 milhões para apoiar start-ups

Turismo de Portugal e Portugal Ventures têm 10 milhões para apoiar start-ups

O Turismo de Portugal e a Portugal Ventures lançam o +Património +Turismo para estimular o aparecimento de start-ups associadas ao turismo e valorização do património cultura do país. O programa tem um valor global previsto de 10 milhões de euros.
Turismo de Portugal e Portugal Ventures têm 10 milhões para apoiar start-ups
Paulo Duarte
Ana Laranjeiro 07 de junho de 2016 às 17:51

O Turismo de Portugal e a Portugal Ventures, sociedade pública de capital de risco, vão lançar o programa +Património +Turismo, uma iniciativa no âmbito do StartUP Portugal, a estratégia nacional de empreendedorismo.

O objectivo é, segundo o comunicado, estimular o surgimento de start-ups, bem como de novos negócios – que podem ter uma base local ou regional – "associados ao turismo e à valorização do património cultural e natural do país".

O montante global deste programa atinge os 10 milhões de euros. Sendo que, segundo a mesma fonte, o financiamento aos projectos ascende no máximo a 500 mil euros.


Os projectos que tenham interesse podem candidatar-se a partir do próximo dia 16 de Junho e até 31 de Julho. Porém, os empreendedores devem ter em conta que os projectos para serem elegíveis a este financiamento podem ser, ou não, de base tecnológica, mas, porém, têm de ter na sua essência "a constituição de uma nova empresa, ou de uma empresa constituída há menos de 3 anos".

Além disso, "devem ter como objectivo essencial a fruição turística do património cultural e natural do país, valorizando aspectos como a história, a arte, a arquitectura, o património religioso, o enoturismo e gastronomia, o desporto associado à natureza ou o geoturismo".

"Outro objectivo é apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços turísticos inovadores, à escala global, nacional ou regional".

Para Celso Carvalho, CEO da Portugal Ventures, com esta "call" o portefólio da capital de risco para o segmento do turismo fica "reforçado nomeadamente em novas áreas que até agora tinham pouca expressão". "Com o lançamento desta 'call' dá-se mais um passo na concretização da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, para o StartUP Portugal, e no apoio ao financiamento de novas start-ups", refere em comunicado.


O líder do Turismo de Portugal, Luís Araújo, defende, por sua vez, que os desafios que o sector enfrenta "exigem uma aposta na criação de propostas de valor inovadoras, assentes em factores distintivos, capazes de gerar mais-valias competitivas para Portugal enquanto destino turístico". 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI