Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

TV e Banda Larga compensam perda de clientes no fixo da PT

A Portugal Telecom chegou a Setembro com mais 50 mil clientes no retalho das PT Comunicações, uma vez que os novos subscritores de televisão e banda larga compensaram a perda de clientes nas telecomunicações fixas de voz.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 13 de Novembro de 2008 às 07:56
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
A Portugal Telecom chegou a Setembro com mais 50 mil clientes no retalho das PT Comunicações, uma vez que os novos subscritores de televisão e banda larga compensaram a perda de clientes nas telecomunicações fixas de voz.

A Portugal Telecom, segundo o comunicado com a apresentação de resultados, angariou 85 mil novos clientes de retalho nos primeiros nove meses deste ano. Este número resultou de novos clientes no Meo, a unidade de TV da empresa, e também da Internet de banda larga.

Na TV a PT angariou 95 mil clientes no trimestre e 191 mil nos nove meses, com o Meo a atingir 211 mil clientes em Setembro.

Na Internet de banda larga a PT obteve 44 mil novos clientes nos nove meses e 28 mil no trimestre, para um total de 696 mil.

Já na unidade de voz perda de clientes foi de 150 mil nos nove meses e 34 mil no trimestre. O tráfego no retalho caiu 6,7% nos nove meses.

“O crescimento da oferta de TV da PT está a ser decisiva em atrair novos clientes de voz e dados, uma vez que cerca de 60% dos novos clientes de IPTV são novos clientes para a PT”, refere a empresa, realçando que os novos clientes no retalho, no terceiro trimestre, totalizaram 89 mil

Como a voz tem ainda o maior peso no negócio da PTC, os indicadores operacionais da empresa continuam em queda.

As receitas da unidade baixaram 2,8%, o EBITDA recuou 11,3% e margem EBITDA baixou 4,3 pontos percentuais para 44,9%.

No retalho receitas desceram 7,7% devido à quebra de 10,3% nas receitas relacionadas com a unidade de voz. A empresa explica esta quebra com o aumento da concorrência de outros operadores, no fixo e no móvel.

A descida do EBITDA é também explicada pela PT com o aumento dos custos comerciais, relacionados com o marketing do Meo.

Os clientes de retalho da PT têm agora 1,32 serviços da empresa, contra 1,24 no período homólogo. A receita média mensal por cliente (ARPU) baixou de 30,2 para 30,1 euros.

Ver comentários
Outras Notícias