Tecnologias TVs que imitam smartphones e gatos robô para domesticar: as novidades tecnológicas em Las Vegas

TVs que imitam smartphones e gatos robô para domesticar: as novidades tecnológicas em Las Vegas

Todos os anos, Las Vegas enche-se dos itens mais vanguardistas da área da tecnologia. A CES inicia-se esta terça-feira com as últimas novidades.
Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters
Negócios 07 de janeiro de 2020 às 18:30

A maior feira de tecnologia do mundo está de volta a Las Vegas, desde esta terça-feira, dia 7 de janeiro, até ao dia 10. A Consumer Electronics Show (CES) apresenta, anualmente, as mais recentes novidades e tendências do mundo tecnológico e, este ano, as inovações vão desde gatos robô que querem ser o próximo animal de estimação até televisões que podem colocar-se na vertical, imitando um smartphone. 

‘Senta’: esta é uma das 20 ordens que o MarsCat, o gato robótico lançado pela Elephant Robotics, está apto a responder. Funciona como um verdadeiro animal de estimação: reconhece rostos humanos, espreguiça-se e brinca.

Numa área totalmente diferente apresenta-se a DnaNudge, uma aplicação que pretende promover hábitos saudáveis de acordo com o ADN de cada um. Para além de monitorizar a atividade física dos utilizadores, a aplicação vai sugerir a lista de compras com base num teste de ADN feito no supermercado, através de saliva. A empresa britânica já testou a ideia no Reino Unido e quer agora levá-la aos Estados Unidos.

Ainda para facilitar o dia-a-dia, a feira apresenta um caixote do lixo que ata o saco de forma a fechá-lo e, uma vez que o lixo seja retirado pela mão humana, consegue ainda colocar um novo saco no lugar do primeiro.

TV e computadores com um novo toque

A conferência em Las Vegas tem recebido a apresentação de diferentes formatos de televisão, e este ano não é exceção. A Samsung criou a Sero TV, cujo ecrã roda de forma a ficar vertical, lembrando o formato de um smartphone.

Também inspirado nos smartphones está o Lenovo ThinkPad X1 Fold, um computador cujo ecrã pode dobrar de forma a adquirir as dimensões de um computador comum, apesar de uma maior extensão - tal como já é visto nos telemóveis Samsung Galaxy Fold.

O assistente de voz da Amazon, Alexa, volta a estes palcos num novo formato. A Alexa já estava integrada em micro-ondas e relógios, mas agora vai mesmo poder acompanhar os utilizadores na hora de tomar banho: vai passar a estar disponível no formato de chuveiro.

Apple reforça, China desliza

A Apple não costuma juntar-se ao evento ms, este ano, quebrou a "regra": vem para falar de privacidade, numa altura que se pretende afirmar como a alternativa mais segura aos serviços da Google.

Em oposição, a ausência de empresas chinesas faz-se notar, numa altura em que a guerra comercial com os Estados Unidos ainda vigora, sendo que um dos argumentos da Casa Branca para manter o conflito é precisamente o roubo intelectual na área da tecnologia de que os Estados Unidos se dizem vítimas. O ano passado, a presença reduziu-se a um quinto da do ano anterior e a tendência descendente parece manter-se, com menos 100 expositores com o selo de Pequim nesta edição.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI