Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Utilização de computador ascende a 95,1% entre as empresas nacionais

O uso de computador nas empresas portuguesas está generalizada, com a taxa de utilização a ascender aos 95,1%. O uso de Internet é feito por quase 90% das empresas nacionais, mas a banda larga só está acessível a 76,6% das empresas, de acordo com o inquér

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 04 de Dezembro de 2007 às 11:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O uso de computador nas empresas portuguesas está generalizada, com a taxa de utilização a ascender aos 95,1%. O uso de Internet é feito por quase 90% das empresas nacionais, mas a banda larga só está acessível a 76,6% das empresas, de acordo com o inquérito realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Em 2007, a taxa de utilização de computador é de 95,1% no universo de empresas com dez e mais pessoas ao serviço. Esta tecnologia está presente na generalidade das empresas com 50 e mais pessoas ao serviço e em 94,3% das pequenas empresas (entre 10 e 49 pessoas ao serviço)" segundo o relatório divulgado hoje.

O INE revela que a dimensão da empresa, em termos de trabalhadores, "é um factor determinante no uso das tecnologias analisadas: cerca de 9 em cada 10 pequenas empresas acedem à rede e comunicam através de correio electrónico, aumentando esta proporção para a quase totalidade no conjunto das médias empresas (entre 50 e 249 pessoas ao serviço) e grandes empresas (com 250 ou mais pessoas ao serviço)".

Quanto ao uso de Internet, "a proporção de empresas com dez e mais pessoas ao serviço com acesso à Internet através de banda larga é de 76,6%", de acordo com a mesma fonte.

O sector que menos recorre à Internet é a construção, um factor que é justificado pela "fraca penetração nos acessos através de banda larga. Comparativamente à média nacional, as empresas destes sector são as que menos usam banda larga (64,9%)", adianta o INE.

No que respeita à interacção com os organismos governamentais, 80,7% do total das empresas recorre à Internet para estabelecer contactos com as entidades públicas. "Os contactos online com organismos públicos são mais frequentes quanto maior a dimensão da empresa: 78,6% das pequenas empresas, 91% das médias e cerca de 97% das grandes empresas", revela o INE.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias