Notícia
Vendas de telemóveis caem 4,6% no quarto trimestre
As vendas de telemóveis caíram 4,6% em todo o mundo, penalizadas pela crise económica global que está a levar a uma redução das despesas dos consumidores. A Nokia continua a manter a liderança das marcas mais vendidas.
As vendas de telemóveis caíram 4,6% em todo o mundo, penalizadas pela crise económica global que está a levar a uma redução das despesas dos consumidores. A Nokia continua a manter a liderança das marcas mais vendidas.
O estudo realizado pela empresa de estudos de mercado Gartner mostra uma queda de 4,6% para as 314,7 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre, de acordo com a Bloomberg.
Entre os dois últimos trimestres do ano, o valor das vendas de telemóveis aumentou 2%, o ritmo de crescimento mais baixo para um quarto trimestre desde sempre. O último trimestre do ano costuma ser caracterizado por uma maior procura devido à época natalícia, mas a redução das despesas dos consumidores penalizou o sector.
A mesma fonte acrescenta na sua análise que os distribuidores e os retalhistas vão continuar a reduzir a quantidade de produtos que têm disponíveis ao longo do primeiro semestre do ano.
Já este ano a Nokia reviu em baixa as suas projecções para o mercado de equipamentos de telecomunicações móveis. A maior fabricante mundial de telemóveis prevê uma quebra d
e 10% nas vendas da indústria, em 2009.
Também a Gartner não se mostra confiante no desempenho deste mercado ao longo deste ano, apesar do segundo semestre poder mostrar uma melhoria das vendas. No entanto a directora da empresa, Carolina Milanesi salvaguardou que este movimento “não vai marcar o início da recuperação – não esperamos uma estabilização da procura antes de 2010.”
A Nokia continua a ser a empresa que detém uma maior quota de mercado, apesar desta ter diminuído. No quarto trimestre do ano passado a maior fabricante de telemóveis do mundo registou uma quota de mercado de 37,7%, com 118 milhões de unidades vendidas. No período homólogo de 2007, a Nokia vendeu 113 milhões de unidade mas a quota de mercado foi de 40,4%.
Fonte: Tabela da Gartner apresentada pela Bloomberg
* Milhões de unidades

A mesma fonte acrescenta na sua análise que os distribuidores e os retalhistas vão continuar a reduzir a quantidade de produtos que têm disponíveis ao longo do primeiro semestre do ano.
Já este ano a Nokia reviu em baixa as suas projecções para o mercado de equipamentos de telecomunicações móveis. A maior fabricante mundial de telemóveis prevê uma quebra d

Também a Gartner não se mostra confiante no desempenho deste mercado ao longo deste ano, apesar do segundo semestre poder mostrar uma melhoria das vendas. No entanto a directora da empresa, Carolina Milanesi salvaguardou que este movimento “não vai marcar o início da recuperação – não esperamos uma estabilização da procura antes de 2010.”
A Nokia continua a ser a empresa que detém uma maior quota de mercado, apesar desta ter diminuído. No quarto trimestre do ano passado a maior fabricante de telemóveis do mundo registou uma quota de mercado de 37,7%, com 118 milhões de unidades vendidas. No período homólogo de 2007, a Nokia vendeu 113 milhões de unidade mas a quota de mercado foi de 40,4%.
Unidades vendidas | Quota de mercado | |||
4º T de 2008 | 4º T de 2007 | 4º T de 2008 | 4º T de 2007 | |
Nokia | 118,8 | 113,2 | 37,70% | 40,40% |
Samsung | 57,5 | 44,4 | 18,30% | 13,40% |
LG | 28,1 | 23,5 | 8,90% | 7,10% |
Sony Ericson | 23,6 | 29,8 | 7,50% | 9% |
Motorola | 21,7 | 39,3 | 6,90% | 11,90% |
Outras | 65 | 59,8 | 20,70% | 18,20% |
Total | 314,7 | 330,1 | 100% | 100% |
Fonte: Tabela da Gartner apresentada pela Bloomberg
* Milhões de unidades