Tecnologias Ver através das paredes e canos? Não é ficção, são os novos “óculos” da Intel

Ver através das paredes e canos? Não é ficção, são os novos “óculos” da Intel

Rasgar uma parede para descobrir onde o cano está furado? Demorar horas a identificar a origem de uma ruptura? Isso é passado. O capacete inteligente da Intel e da Daqri promete revolucionar a indústria com a sua tecnologia de realidade aumentada.
Ver através das paredes e canos? Não é ficção, são os novos “óculos” da Intel
Patrick T. Fallon/Bloomberg
Inês F. Alves 06 de janeiro de 2016 às 17:21

A Intel apresentou na Feira de Tecnologia de Consumo de Las Vegas CES 2016, um capacete com visor inteligente que permite ver através de paredes, canos e outros objectos sólidos. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa de realidade aumentada Daqri.

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite acrescentar informações virtuais à realidade visível. Ou, de forma mais prática, adiciona à realidade visível – captada através de uma câmara, por exemplo – informação proveniente de software integrado no equipamento em causa.

Assim sendo, os óculos embutidos no capacete apresentado pela Intel permitem fazer uma sobreposição de imagens de mapas, representações esquemáticas, diagramas e imagens térmicas para ver através dos objectos, explica o The Guardian.

Contrariamente a dispositivos como o HoloLens, da Microsoft, ou o Google Glass, das Google, o capacete inteligente da Daqri e da Intel foi desenhado para fins industriais e não para venda ao consumidor comum.

A ideia é permitir que quem o use possa sobrepor imagens com informação em tempo real quando olha para um objecto sólido, permitindo identificar as fragilidades de forma precisa e proceder à sua reparação. 

Escreve o The Guardian que a Intel lançou o sistema RealSense na CES 2014. Agora, o RealSense foi combinado com um sensor 360 graus, com o último processador Core m7 e com o sistema de realidade aumentada da Daqri para produzir aquilo que estes alegam ser "o mais poderoso 'wearable' de realidade aumentada" disponível.

Este capacete, que chegará ao mercado ainda no primeiro trimestre deste ano, foi testado por empresas no sector aeroespacial, no sector da construção e do petróleo e gás.

Veja a apresentação do Capacete Inteligente Daqri em Las Vegas abaixo:




pub

Marketing Automation certified by E-GOI