A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vodafone Telecel diz FWA com aplicações inferior ao esperado; quer manter licença

A Vodafone Telecel que detém uma licença de acesso telefónico fixo via rádio (FWA) defende que esta tecnologia veio a provar ter menos aplicações do que inicialmente previsto, mas a operadora quer manter a licença atribuída.

Bárbara Leite 03 de Junho de 2003 às 16:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Vodafone Telecel que detém uma licença de acesso telefónico fixo via rádio (FWA) defende que esta tecnologia veio a provar ter menos aplicações do que inicialmente previsto, mas a operadora quer manter a licença atribuída, disse António Carrapatoso.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) lançou ontem uma consulta pública sobre as licenças de acesso fixo via rádio (FWA) para auxiliar à identificação das medidas adequadas a uma sustentada implementação desta tecnologia. Os operadores têm até a 25 de Junho para comentar esta matéria.

A Vodafone Telecel detém uma licença de FWA de banda larga que permite o fornecimento de acesso à Internet e serviços de videoconferência. O regulador deveria ter procedido à avaliação das actividades das operadoras a quem foram atribuídas licenças, após dois anos da atribuição das licenças.

«Não estamos a pensar desistir das licenças», referiu o presidente da Vodafone Telecel, à margem da assinatura do protocolo, no Palácio da Pena, com a Câmara Municipal de Sintra e o Instituto das Telecomunicações para fornecer informação técnica sobre as radiações das antenas das operadoras móveis.

Contudo, destacou que «a tecnologia (FWA) não teve aquela aplicação tão alargada como se previa no inicio. Tem uma aplicação bastante menor do que o previsto».

Esta limitação também teve consequências «nos investimentos das empresas que não foram tão elevados», revelou o mesmo responsável.

A Vodafone Telecel quer manter a licença «mas temos um interesse mais limitado», reforçou Carrapatoso.

Ver comentários
Outras Notícias